A macrorregião Jequitinhonha recebeu, na tarde dessa quarta-feira (1/7), mais 10 respiradores e demais equipamentos para reforçar o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade de Diamantina, que é a referência para atendimento a pacientes Covid-19 na região.

Divulgação Santa Casa

De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Dalgésio João dos Santos, no início da próxima semana, os técnicos chegam à Diamantina para iniciar a montagem dos equipamentos. “Ficou acertado que na próxima terça-feira (7/7), a empresa especializada vai iniciar a montagem, calibragem e testes dos novos equipamentos. Além disso, nossa equipe médica passará por treinamento para operar os novos respiradores”, informou.

“Com a habilitação dos novos leitos, a macrorregião Jequitinhonha aumenta em mais 62,5% a sua capacidade de atendimento para pacientes que irão necessitar de ventilação mecânica”, ressaltou a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

Os 10 equipamentos que chegaram para atender a macrorregião Jequitinhonha fazem parte dos 500 respiradores anunciados pelo governador Romeu Zema, no dia 16 de junho. Desse total, 420 foram adquiridos com recursos da Ação Civil Pública movida pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) contra a Samarco e suas controladoras (Vale e BHP) e 80 foram cedidos pelo governo federal.

Por Ricardo Maciel