O Comitê Macrorregional Covid-19 Sudeste se reuniu, através de videoconferência, na última quinta-feira (28). A pauta principal foi a apresentação do Plano de Contingência Operativo da Macrorregião Sudeste Covid-19, que engloba as regiões de Saúde de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina e Carangola. Assim, foi demonstrado para o nível Central da SES/MG o desenho macrorregional construído para o fluxo de pacientes entre as instituições referência em Leitos Clínicos e UTI, Covid e não-Covid, dos hospitais referenciados para enfrentamento da pandemia.

Crédito: Keila Lima

Também foi apresentado, pela equipe do SAMU 192, o fluxo de regulação dos casos suspeitos ou confirmados da doença, evidenciando o caminho para acionar desde unidades básicas até transporte de urgência e leitos de UTI para pacientes com sintomas de Covid-19. “Tivemos um reunião muito propositiva, efetiva e com mais celeridade. Saímos satisfeitos em ver que conseguimos chegar a um desenho regional que contempla as possíveis necessidades das pessoas que, eventualmente, se infectarem pelo coronavírus. Validamos o Protocolo clínico apresentado pela SRS de JF pra toda a Macrorregião Sudeste, e foi encaminhado ao COES para deliberação. Fortalecendo nossa rede, estaremos garantindo boa qualidade no acolhimento e uma porta para salvar muitas vidas”, afirmou Aline de Almeida Prado, Diretora da Unidade Regional de Saúde de Ubá.

Por Keila Lima

Enviar para impressão