A partir desta sexta-feira (28/5), os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas passam a receber da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) 8 mil novos testes rápidos para detecção do novo coronavírus, seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles a população residente em cada município. Nesta quinta-feira (27/5), as secretarias municipais de saúde estão sendo orientadas pelas regionais de saúde quanto à ampliação do grupo prioritário a ser submetido aos testes rápidos, que serão as pessoas economicamente ativas com idade entre 15 e 59 anos e portadores de condições de risco para complicações da Covid-19, que apresentem diagnóstico de síndrome gripal com quadro respiratório agudo.  A ampliação do público prioritário segue orientação do Ministério da Saúde repassada aos Estados.

Crédito: Pedro Costa

Também compõem o grupo prioritário para a realização de testes rápidos os profissionais de saúde atuantes nos serviços de atenção primária, em hospitais, pronto socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); profissionais de segurança pública em atividade; pessoas que apresentem síndrome gripal e que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade; e pessoas com 60 anos ou mais que recebam diagnóstico de síndrome gripal.

Para os 54 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, a quinta remessa entrega 5.540 testes rápidos. Já 25 municípios que compõem a Regional de Saúde de Januária receberão 1.840 testes e 620 serão destinados a sete municípios que pertencem à Regional de Pirapora. Com a nova remessa, entre abril e maio deste ano, a região ampliada de saúde do Norte de Minas passa a contabilizar o recebimento de 36.540 testes rápidos.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que o trabalho conjunto da SES-MG com o Ministério da Saúde tem possibilitado aos municípios o recebimento dos testes rápidos, o que viabiliza a testagem de públicos prioritários para detecção ou não da Covid-19.

“A disponibilização dos testes possibilita a triagem de profissionais que atuam em serviços essenciais, além da população idosa que tem maior potencial de aumento de complicações de saúde em caso de infecção pelo novo coronavírus. Por outro lado, a ampliação do público alvo a ser testado, compreendendo a população economicamente ativa, possibilitará aos gestores de saúde terem uma noção mais clara sobre a evolução ou não da propagação do novo coronavírus no Norte de Minas, viabilizando com isso maior agilidade nas tomadas de decisões”, completa.

Critério

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SES-MG em Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que os testes rápidos deverão ser aplicados oito dias após as pessoas dos grupos prioritários terem apresentado sintomas compatíveis com a síndrome gripal. O resultado é passível de análise após 15 minutos de realização do teste e a leitura deve ser feita por profissionais de saúde de nível superior ou técnico, com supervisão de nível superior.

Agna Soares lembra que é imprescindível que os municípios registrem o resultado individual de todos os testes rápidos. Para isso, os profissionais de saúde deverão notificar o caso suspeito no sistema eSUS-VE e informar o resultado do teste no campo específico. O município deverá registrar tanto os casos com resultados positivos como também os negativos, o que possibilitará o monitoramento da epidemia do novo coronavírus no país.

Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde e segurança ficam aptos a retornarem imediatamente ao trabalho. Porém, no caso do teste der resultado positivo para infecção pelo novo coronavírus, os profissionais de saúde ou de segurança serão afastados do trabalho por 14 dias, contando após o início dos sintomas.

Os testes sorológicos são baseados na detecção de anticorpos IgM e IgG produzidos pela resposta imunológica de cada pessoa. Os anticorpos IgM estão relacionados a infecções recentes e os anticorpos IgG se referem a infecções crônicas e são detectados mais tardiamente.

Os testes podem ser realizados em amostras de sangue capilar ou venoso e soro/plasma. Porém, o Ministério da Saúde recomenda que sejam utilizadas amostras de sangue capilar para que seja mantida agilidade no diagnóstico. O material para a coleta de sangue deve ser fornecido pelos municípios aos profissionais de saúde.

Idosos

A SES-MG lembra que idosos podem apresentar sintomas incomuns de síndrome gripal, tais como ausência de febre; diminuição ou perda do olfato; confusão mental aguda; agitação; sonolência; prostração; desconforto respiratório; dificuldade em andar; quedas; redução de apetite alimentar; dificuldade para engolir; incontinência urinária. Nesse contexto, os profissionais de saúde deverão adotar critérios para realização de testes rápidos em pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com a disponibilidade de material nos municípios: pessoas residentes em instituições de longa permanência de idosos; pessoas portadoras de comorbidades (duas ou mais doenças etiologicamente relacionadas) de risco para complicação de infecção pelo Covid-19; demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Por Pedro Costa