Nessa quinta-feira (21/05), o Comitê COVID-19 Macro Centro Sul realizou sua sétima reunião de alinhamentos semanais, com a participação da Regional de Saúde de Barbacena, Regional de Saúde de São João Del Rei, Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, Central de Regulação, SAMU e COSEMS, para as atualizações de informações da região e os alinhamentos periódicos.

Crédito: Priscila Rezende

Além das pautas fixas de apresentação do cenário de saúde da macrorregião, informes epidemiológicos e assistenciais, tratou-se sobre a adesão do programa Minas Consciente pelos municípios da macrorregião.

Em relação ao programa, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, informou aos membros do comitê sobre a atualização do status da região, em que o Comitê Extraordinário COVID-19 (COES) do estado propôs a evolução da macrorregião Centro-Sul para a Onda Branca (a segunda onda do programa), uma vez que, após análise da evolução da doença no estado e a capacidade de atendimento em cada uma das regiões, foi constatado que o controle do número de casos de infectados e o índice de ocupação dos leitos nessas localidades está sob controle. E, com isso, a macrorregião de Saúde Centro-Sul se junta às macros CentroNorteNoroeste e Leste do Sul na Onda Branca. E, desta forma, as cidades poderão retomar algumas das atividades econômicas de baixo risco, como o comércio de produtos agrícolas, floriculturas, artigos esportivos, jogos eletrônicos e autoescolas.

Hérica também explicou algumas atualizações e diretrizes realizadas em videoconferência com a SES-MG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG). “Saiu uma nova deliberação do COES em relação ao Minas Consciente sobre a mudança do avanço na onda para a nossa macrorregião. Hoje tivemos uma videoconferência com representantes da SEDE e SES, eles explanaram algumas dúvidas. Inclusive sobre a questão da onda, se pode restringir ou não o funcionamento de algumas atividades, eles nos colocaram que quando o município adere ao plano, adere na sua íntegra. Se o município decidir restringir ou flexibilizar automaticamente sai do programa. Então, ele deve seguir à risca o plano e as diretrizes nele preconizadas, ou então, solicitar possíveis restrições diretamente junto à SEDE-MG”, explicou. Também foi esclarecido que, uma vez liberada nova onda, os municípios que fizerem a adesão entrarão automaticamente na onda já liberada. Sendo que o avanço ou recuo nas ondas é sempre analisado e deliberado pelo COES estadual.

Ainda na ocasião, a Superintendente de Barbacena reiterou a importância de frisar junto aos municípios que o papel do comitê é propositivo: “devemos deixar muito claro que nosso papel é propositivo, os municípios têm sua autonomia. E que o programa é uma forma de o estado dar um apoio e orientação de forma técnica aos municípios para a retomada das atividades econômicas”, frisou. E a Gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, Edwalda Carvalho, também destacou “precisamos frisar que o instrumento é dinâmico”.

Em vista dessas atualizações de alinhamentos e das orientações do estado, o comitê propôs a realização de uma nova reunião, prevista para essa sexta-feira, com os prefeitos dos municípios polos de micro e representantes do comércio regional para atualização dos alinhamentos, esclarecimentos e complementação das informações junto aos mesmos quanto aos avanços do programa Minas Consciente.

Por Priscila Rezende