As doses são destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para ampliar a estratégia de imunização contra a dengue iniciada em 2023
Os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) começaram a retirar a vacina contra a dengue para imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. São 10.749 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para ampliar a estratégia de vacinação contra a doença para todos os municípios do país.
Na quinta-feira (12/2), a SRS Passos promoveu uma reunião técnica de alinhamento com referências de imunização municipais para a administração da primeira das duas doses do esquema vacinal do público-alvo. De acordo com a referência técnica de imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, foram repassadas aos vacinadores as orientações estabelecidas na NOTA TÉCNICA Nº 4/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS (Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização/Departamento do Programa Nacional de Imunização/Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Ministério da Saúde).
“Essa reunião foi realizada com a finalidade de alinhar as orientações técnicas para a utilização dessa vacina da dengue, que, antes, era disponibilizada para nove municípios da Regional de Passos e, agora, o governo de Minas conseguiu disponibilizar para os 853 municípios”, disse Sueli Veloso.

A vacina deve ser administrada em duas doses, com intervalo de três meses, conforme preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
“A vacinação é uma das medidas mais relevantes contra a dengue. Protege contra os quatro sorotipos da doença, impactando nos custos relacionados à assistência, como tratamento, internação hospitalar, gerando um efeito cascata que afeta a produtividade, faltas significativas ao trabalho, impactando no orçamento familiar”, avalia Sueli Veloso.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), Márcia Aparecida Silva Viana, em Minas Gerais, a vacina contra a dengue veio reforçar à estratégia da SES-MG de enfrentamento da doença. Nesse sentido, os municípios da Regional de Passos foram orientados a disponibilizarem a vacina no Dia D Minas Unida Contra o Aedes, programado para 28 de fevereiro.
Expectativa
“A nossa expectativa é de que haja uma grande procura pela vacina e que a meta de 90% seja alcançada por todos os municípios, tendo em vista que nós estamos no período sazonal da dengue ( de dezembro a maio), período em que se concentra o maior número de casos da doença que pode levar ao óbito pacientes que apresentam formas graves ”, alerta Márcia Silva.
A vacina contra a dengue chegou à Regional de Saúde de Passos pela primeira vez em maio de 2024, quando foi distribuída a nove municípios, segundo critérios do MS. Na reunião de alinhamento da SRS Passos, algumas vacinadoras desses municípios foram convidadas para falar aos demais colegas sobre a experiência com o imunizante, destacando sua segurança e eficácia.
Um dos depoimentos foi de Sharllene Cardoso de Oliveira, do município de São José da Barra, técnica de enfermagem há 16 anos e vacinadora. Segundo ela, as mães se sentem seguras para levar seus filhos de 10 a 14 anos para tomarem as doses. “É super tranquilo, não tivemos nenhum evento adverso grave. As mães são sempre confiantes nas equipes para vacinar as crianças. Então podem aplicar tranquilamente que não tem nenhum problema”, afirmou.
Texto e fotos: Enio Modesto
