Nos dias 10 e 11/02 o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu uma Capacitação da Rede de Imunobiológicos para pessoas em Situações Especiais (RIE) para profissionais de imunização dos municípios da região.
E evento contou com a parceria das professoras da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Eliete Albano e Valéria de Oliveira, que apresentaram o projeto relacionado à pesquisa “Rede de Imunobiológicos Especiais: capacitação, ação e transformação para acesso equânime” – “Avaliação da Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE) no estado de Minas Gerais”. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG),
Segundo a referência técnica da NUVEPI da SRS Barbacena, Beatriz Simões Marteleto, a capacitação teve por objetivo promover a ampliação do acesso da população a esses insumos. “O SUS dispõe de serviço que disponibiliza vacinas para populações mais susceptíveis como recém-nascidos prematuros, pessoas imunocomprometidas e portadores de diabetes”, explicou.
Sobre a importância do evento, Beatriz destacou: “Abordar questões sobre acesso e criar meios para ampliá-lo fortalece o serviço de imunização e permite que doenças preveníveis sejam evitadas”, finalizou.
Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE)
A Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE), instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), é um sistema que visa facilitar o acesso de pessoas com condições clínicas especiais – imunodeficiências, doenças crônicas – a vacinas e imunobiológicos diferenciados, expandindo a cobertura tradicional, oferecendo uma assistência qualificada ao serviço de saúde e seus utilizadores, além da descentralização das ações, almejando uma imunização mais segura, acessível e eficiente para a população.
Texto: Priscila Rezende
Foto: SRS Barbacena
