Municípios da regional de Pirapora reforçam cuidados contra ISTs durante o Carnaval 

Municípios da microrregião de saúde de Pirapora intensificaram, durante o período carnavalesco, ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com mobilização da população dos municípios de Ponto Chique, Lassance, Santa Fé de Minas e Pirapora. A iniciativa integra as estratégias da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ampliar a conscientização da população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das ISTs, especialmente em períodos festivos, quando há maior exposição a situações de risco.

Com foco na promoção da saúde e na prevenção, as equipes municipais realizaram distribuição de preservativos e materiais informativos. As ações buscaram alcançar foliões, jovens e demais públicos presentes nas festividades. O período de Carnaval é tradicionalmente marcado por grande circulação de pessoas e aumento das interações sociais, o que exige atenção redobrada às medidas de cuidado. Nesse contexto, as equipes de saúde destacaram a importância do uso consciente do preservativo em todas as relações sexuais, da realização periódica de exames e da busca imediata por atendimento em caso de suspeita de exposição ou sintomas.

Em Lassance, a atuação integrada da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde marcou presença durante o carnaval com a instalação de uma barraca de saúde, voltada a orientações aos foliões. Segundo a mobilizadora social em saúde, Flávia Grassiano, a iniciativa teve como foco alertar sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas destiladas e sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “A ação ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro e teve como objetivo alertar a população sobre como é bom se divertir e ter cuidado sempre”, reforçou Flávia.

No município de Santa Fé de Minas, blitz educativa em frente à Unidade Básica de Saúde, com oferta de testagem rápida para diagnóstico de algumas ISTs, marcou a cascata de ações desenvolvidas no período de carnaval. “Mesmo em meio à diversão, é importante cuidar da saúde, e nós aproveitamos esse momento para intensificar atividades assertivas ao nosso público alvo”, revela Antônia Durães, mobilizadora social em saúde do município.

De acordo com a referência técnica de vigilância epidemiológica das ISTs, da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, Rubens Araújo, a SES-MG apoiou as ações por meio do fornecimento de materiais informativos, como leques educativos, e da intensificação na distribuição de preservativos. “As quantidades de materiais para distribuição pela microrregião foram ampliadas conforme a solicitação dos municípios, considerando o aumento da demanda característico desse período”, ressalta. 

A mobilização reafirma o compromisso da microrregião de saúde de Pirapora com a promoção da saúde e a prevenção das ISTs, destacando que o cuidado deve ser contínuo e não apenas pontual. A mensagem central das ações reforça que aproveitar o Carnaval com responsabilidade é fundamental para proteger e promover saúde no âmbito individual e coletivo.

Texto e fotos: GRS Pirapora

Rolar para cima