Comitê de Acesso Eletivo inicia trabalho para tornar o caminho do paciente no SUS mais claro e eficiente na Regional de Ubá

O acesso eletivo no SUS refere-se à regulação e organização do fluxo de pacientes que necessitam de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade que não são de urgência e emergência. Para organização deste fluxo a nível regional, foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor de Acesso Eletivo* das Microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo representantes municipais e equipe técnica da Gerência Regional de Saúde de Ubá, um total de 66 pessoas. 

O encontro contou com a presença de membros dos 31 municípios jurisdicionados à URS, das Coordenações de Acesso a Serviços de Saúde (CASES) e das Coordenações de Redes de Atenção à Saúde (CRAS).  A expectativa é de que o espaço incentive a troca de experiências, a transparência e a construção compartilhada de soluções; sempre com foco no acesso digno, oportuno e humanizado para a população.

Um espaço permanente de escuta e organização dos fluxos de acesso

Os Comitês Gestores do Acesso Eletivo foram instituídos pela Resolução SES nº 10.836/2025, com a função de criar um espaço de elaboração de estratégias, monitoramento e discussão dos fluxos de acesso aos procedimentos eletivos e às Redes de Atenção à Saúde.

Segundo a coordenadora da CASES/GRS Ubá, Fabiana Érica de Souza, a nova resolução consolida esse espaço que já estava sendo construído e dá mais clareza e estrutura ao processo.

“A resolução garante o espaço, orienta o trabalho e fortalece o SUS e os municípios. Ampliamos o conhecimento sobre as redes, sobre os pactos e sobre as dificuldades de acesso que os pacientes enfrentam. Isso nos ajuda a identificar os vazios assistenciais que são comuns em vários territórios, sendo nosso objetivo mais importante que cada usuário do SUS consiga o atendimento do qual necessita dentro do tempo oportuno”, afirmou Fabiana.

O Comitê também terá uma série de indicadores a monitorar, auxiliando na transparência dos fluxos, nos tempos de espera e em outras ações fundamentais para melhorar o acesso aos serviços de saúde na região.

Painel de Acesso da GRS Ubá é apresentado e recebe elogios

Durante a reunião foi apresentado o Painel de Acesso da GRS Ubá, desenvolvido pelos servidores Júlio César Pires de Amorim e Wallace Dias André, da CASES/GRS Ubá.

O painel foi construído para apoiar o trabalho dos técnicos municipais, facilitando a compreensão sobre qual sistema cada município utiliza para seus atendimentos; como é o fluxo de acesso a cada procedimento; quais serviços compõem a carteira eletiva das Redes de Atenção prioritárias, como cardiologia, oftalmologia, oncologia e cirurgias eletivas; entre outros aspectos.

“O painel permite que os municípios visualizem facilmente os fluxos e identifiquem onde cada atendimento é realizado. É um instrumento vivo, que será constantemente atualizado. Sempre que um município amplia ou modifica sua carteira de serviços, essa informação precisa estar disponível para todos”, explicou Júlio César.

A ferramenta será disponibilizada para consulta pública posteriormente. A próxima reunião ocorrerá dentro do intervalo bimestral previsto pela resolução.

Por Keila Lima
Imagem: Design por Keila Lima

Rolar para cima