Blitz educativa reforça prevenção às ISTs durante o Carnaval em Alpercata

Com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças, o município de Alpercata, pertencente à Macrorregião Leste de Saúde, realizou, na última semana, uma blitz educativa na BR-116, rodovia que corta o município. A ação integrou a programação especial de conscientização do Carnaval. 

A mobilização teve como público estratégico motoristas e caminhoneiros, pessoas que enfrentam longas jornadas de trabalho e, muitas vezes, estão mais expostas a riscos relacionados à saúde e à segurança no trânsito. Durante as abordagens, foram repassadas orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), combate à dengue e atitudes responsáveis no trânsito.

Segundo Ketley Iglesias, referência da mobilização social do município, o principal objetivo da ação foi promover a conscientização em saúde justamente em um período de maior vulnerabilidade:

“Levamos informação diretamente à população em situação de maior exposição ao risco. Trabalhamos temas fundamentais como prevenção das ISTs, combate à dengue e prevenção de acidentes, reforçando o autocuidado e a importância da atenção à saúde mesmo em períodos festivos”, destacou.

Ela ressalta ainda que iniciativas como essa fortalecem a aproximação do Sistema Único de Saúde com a comunidade:

“A promoção da saúde vai além das unidades. Ela precisa chegar aos territórios e aos públicos estratégicos, de forma acessível e humanizada, contribuindo diretamente para a redução de riscos e agravos.”

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da equipe da ECO Rios Minas, parcerias fundamentais para garantir a segurança e a efetividade da mobilização.

Carnaval e prevenção às ISTs

O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do país, marcado por alegria e celebração, mas também representa um momento importante para reforçar cuidados com a saúde sexual. Todos os anos, o Ministério da Saúde promove campanhas específicas neste período, incentivando estados e municípios a ampliarem o acesso à informação e aos métodos de prevenção.

O dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, Luiz Patrício, reforça a importância do cuidado neste período:

“Durante o Carnaval, a prevenção às ISTs é essencial para garantir diversão com responsabilidade. O uso de preservativos, a realização de testes e o acesso à informação são atitudes que protegem a própria saúde e a do outro, permitindo curtir a festa com consciência”. 

Atualmente, as ações seguem a estratégia da Prevenção Combinada, que reúne diferentes formas de proteção contra as ISTs, como: Testagem rápida para diagnóstico precoce, uso correto e contínuo de preservativos internos e externos, disponibilização da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para prevenir a infecção pelo HIV.


A principal forma de prevenção continua sendo o uso do preservativo em todas as relações sexuais, além do gel lubrificante. A recomendação é que toda pessoa sexualmente ativa procure uma unidade de saúde para realizar testes sempre que houver relação desprotegida ou surgimento de sintomas. Mesmo sem sinais aparentes, é possível transmitir infecções como HIV, sífilis e hepatites virais.

No caso das gestantes, o acompanhamento é ainda mais rigoroso: os testes devem ser realizados no primeiro e terceiro trimestres da gestação e no momento do parto ou em situações de aborto, além da testagem e tratamento da parceria sexual.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão

Foto: Divulgação SRS

Rolar para cima