Com 80% da população já alcançada pela aplicação da primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu nesta terça-feira, 21, o repasse de mais 6.570 doses de imunizantes para 37 municípios que compõem a sua área de atuação. As vacinas produzidas pela Pfizer/BioNtech são destinadas à continuidade da imunização de adultos.

De acordo com Boletim Epidemiológico atualizado segunda-feira, 20, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 913.825 pessoas residentes em 54 municípios da área de jurisdição da SRS, já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a covid (CoronaVac, Pfizer ou Janssen). Outras 807.164 pessoas tomaram a dose única ou a segunda dose de um dos imunizantes. Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 70,66%.

Por outro lado, a aplicação da primeira dose de reforço de vacinas contra a covid já atingiu 40,43% da população (450.031 pessoas). Já a segunda dose de reforço foi aplicada em 153.731 pessoas, perfazendo cobertura vacinal de 32,61%.

Créditos: Pedro Ricardo

“Com a chegada do outono, quando as temperaturas tendem a oscilar rapidamente, é importante que a população procure as unidades de saúde para se vacinar contra a covid. As notificações de doenças respiratórias aumentam no período do outono e do inverno e, a pessoa imunizada contra a covid, mesmo que contraia a doença terá reduzida a possibilidade de evoluir para situações de saúde mais graves, provavelmente não necessitando de internação hospitalar”, observa a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

As pessoas com doenças respiratórias são consideradas do grupo de risco para a covid-19. Os problemas mais comuns nas estações mais frias do ano são: gripes, resfriados, pneumonias, sinusites, doenças alérgicas, como asma e rinite, e doença pulmonar obstrutiva crônica. Esses quadros costumam se agravar no outono, em decorrência da combinação da queda na temperatura com a baixa umidade do ar. Esses fatores aumentam a concentração de poluentes na atmosfera, elevando os riscos de agravamento das doenças respiratórias.

Além dos adultos, Agna Menezes lembra que os pais ou responsáveis por crianças devem providenciar a aplicação das doses de vacinas pediátricas contra a covid. No caso específico desse público, nos 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde a cobertura vacinal com a aplicação da primeira dose está em 43,27% (76.139 crianças já iniciaram o esquema vacinal). Já a aplicação da segunda dose de imunizantes contemplou 47.569 crianças (27,04% do público alvo). A dose de reforço já alcançou 651 crianças, com a cobertura vacinal chegando a 0,49% do público alvo.

Até o momento, dados da SES-MG apontam que a SRS de Montes Claros já repassou mais de 2,3 milhões de doses de vacinas a 54 municípios.

Por Pedro Ricardo