O custeio da assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar da população própria ou referenciada dos municípios de Coração de Jesus, Janaúba, Januária e de Montes Claros está recebendo neste ano reforço financeiro superior a R$ 2,2 milhões. Trata-se de repasse de complemento de recursos oriundos do tesouro estadual, incluindo leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Unidade de Cuidados Intensivos previstos na Programação Pactuada e Integrada (PPI) para o exercício de 2023.

O coordenador de regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Cleiton Francis Carnielle explica que “os municípios terão prazo de doze meses para utilizar os recursos. O repasse previsto na Resolução 8.591, publicada dia 7 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai reforçar a assistência à população, contemplando os mais diversos agravos de saúde, que precisam de atendimentos de média e alta complexidade”, observa o coordenador.

Divulgação  Ascom/HAT: Centro cirúrgico do Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros

Para este ano o complemento financeiro será superior a R$ 100 milhões. Desse total, R$ 81 milhões são destinados a 52 municípios que detém a gestão dos prestadores de serviços ambulatoriais e hospitalares. Outros R$ 19,1 milhões estão previstos para serem repassados a 17 prestadores de serviços sob gestão estadual, após verificada a produção.

Para Montes Claros, o complemento do custeio da assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar será superior a R$ 1,8 milhão. Os demais municípios receberão os seguintes valores: Janaúba (R$ 283,5 mil); Januária (R$ 72,8 mil) e Coração de Jesus (R$ 53,1 mil).

Por Pedro Ricardo