A campanha nacional de vacinação contra a covid-19 foi aberta pelo governador Romeu Zema e pelo secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, no Norte de Minas, na última terça-feira (19/1), com a imunização de dois idosos residentes na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o Asilo São Vicente de Paulo – há 116 anos presta assistência a idosos de vários municípios norte-mineiros –, em Montes Claros. A primeira pessoa vacinada foi Maria das Dores Reis, de 90 anos, há três anos residente na ILPI. O ex-administrador de fazendas, Eroltides Cardoso, natural do município de Francisco Sá, foi a segunda pessoa a ser vacinada e reside há quatro anos na mesma ILPI.

Crédito: Regional de Saúde de Montes Claros

“Receber a vacina é uma graça e uma grande benção de Deus. Ajuda a aliviar as preocupações com essa doença que já matou milhares de pessoas no mundo”, comentou, Eroltides Cardoso.

Durante entrevista concedida à imprensa o governador Romeu Zema salientou que o esforço empreendido, nessa terça-feira pelo Governo do Estado para viabilizar a distribuição da vacina contra a covid-19 para todas as regiões do Estado com a utilização de aeronaves, dá um importante alento à população no sentido de iniciar um trabalho visando superar a pandemia.

Além disso, o governador tem expectativa de que o Governo Federal consiga viabilizar a importação de matéria prima para viabilizar a produção de vacinas no país e, com isso, aumentar o repasse de vacinas para Minas. “Isso possibilitará acelerar o processo de vacinação da população a partir das prioridades definidas pelo Ministério da Saúde”, observou Romeu Zema.

O secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que a primeira remessa de vacinas contra a covid-19 disponibilizada para o Estado já foi repassada a todas as regiões de Minas. “Com o início da vacinação esperamos que haja redução progressiva dos casos notificados da covid-19. Porém, embora a vacinação já tenha sido iniciada no país, a população precisa manter as normas de distanciamento, isolamento social e higienização constante das mãos, pois a pandemia ainda tem proporcionado muitos impactos aos serviços de saúde e na vida dos cidadãos”, pontuou o secretário.

Prioridade

Na mesma terça-feira (19/1), a Regional de Saúde de Montes Claros iniciou o repasse de mais de 26 mil doses de vacina contra a covid-19 para 54 municípios que integram a sua área de atuação. A previsão é de que mais de 13 mil pessoas tomem as duas doses da vacina.

“Esse início da vacinação possibilitará conter o avanço da pandemia da covid-19, trazendo uma grande esperança e expectativa para os mais diversos segmentos da população”, observa a superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destacando a importância dos municípios priorizarem a vacinação dos públicos mais vulneráveis, dentro dos critérios já estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entre os municípios que compõem a Regional de Saúde de Montes Claros, que tem maior número de pessoas a serem vacinadas nessa primeira etapa, estão: Montes Claros (9.483); Janaúba (1.052); Taiobeiras (502) e Bocaiúva (421).

Por Pedro Ricardo