O secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, esteve em Uberaba na última quarta-feira (20/1), para oficializar a vacinação contra a covid-19, na região Triângulo Sul, que abrange 27 municípios. A visita aconteceu no auditório do Hospital Regional José Alencar, referência no tratamento da doença na região.

O recebimento do primeiro lote de vacinas (19/1) com 13.680 doses já está imunizando, neste primeiro momento, 6.840 pessoas, priorizando profissionais da linha de frente no combate à doença e idosos e pessoas com deficiências que vivem em instituições de longa permanência. A técnica em enfermagem, Norma Dias, de 54 anos, do município de Uberaba, foi escolhida para simbolizar todo o público que receberá essas primeiras doses.

Crédito: Sara Braga

Carlos Eduardo Amaral pontuou que esse é apenas o início da vacinação no estado, mas a ideia é que todos que desejam, possam ser imunizados. "Temos um longo trabalho pela frente e não devemos afrouxar os cuidados na prevenção e é preciso evitar aglomerações. O que precisamos agora, é aguardar que as indústrias químicas tenham capacidade de fornecer os insumos necessários para a fabricação das vacinas" concluiu.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, também presente no evento, agradeceu à população do município que, segundo ela, por fazer parte na prevenção da covid-19. Ela também disse que "ainda existe uma grande insegurança em relação à doença, mas com um pouco de paciência, alcançaremos a imunização desejada", finalizou.

O superintendente regional de saúde de Uberaba, Maurício Ferreira, afirmou que "a visita do secretário veio coroar um trabalho de muita responsabilidade realizado pelos técnicos da Regional de Saúde de Uberaba, assim como da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para receber e acondicionar as vacinas, além de dar suporte técnico aos profissionais que trabalham na recuperação das pessoas acometidas pela covid-19, desde o início da pandemia, em nossa região. Agradeço os esforços e todo o empenho do nosso governador, Romeu Zema, neste processo", finalizou.

Por Sara Braga