Foram entregues, nessa terça-feira (21/1), na Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS/ITA) as primeiras 8.920 mil doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. As doses chegaram pela manhã, no 32º Batalhão da Polícia Militar de Itabira, em helicóptero da Polícia Civil e foram entregues à regional, no mesmo dia.

Crédito: Flávio A. R. Samuel

O diretor adjunto, Maurício Marques, informou, que em um único dia, a GRS/ITA conseguiu concluir a entrega das vacinas para os 24 municípios de abrangência da regional, por meio do Núcleo de Imunização: “As ampolas foram repassadas aos municípios à medida que chegavam à regional. A primeira fase da vacinação foi destinada aos profissionais de saúde que estão diretamente no combate ao novo Coronavírus; idosos em casas de repouso – Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – e indígenas em terras demarcadas”, explicou.

Crédito: Flávio A. R. Samuel

Os 24 municípios que compõe a GRS de Itabira são: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto, Virginópolis.

Insumos para a campanha de vacinação

Já os insumos para o início da campanha de vacinação chegaram na GRS/Itabira no dia 15/1, sendo a primeira remessa de seringas agulhadas, entregues pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ao todo foram 74.250 mil unidades, nessa primeira remessa.

Crédito: Flávio A. R. Samuel

Segundo o diretor adjunto da regional de Itabira, Maurício Marques, todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas receberam a primeira remessa de insumos necessários para a campanha de vacinação contra a covid-19 e já distribuíram os insumos para os 853 municípios mineiros.  Ao todo, o Governo de Minas comprou 50 milhões de seringas agulhadas. Desse montante, 21 milhões de unidades já chegaram ao estado.

Atenção! Os cuidados devem ser mantidos

De acordo com a diretora da GRS/ITA, Maria Aparecida de Oliveira, a regional continua orientando aos municípios e à população sobre a permanência dos cuidados para o controle da covid-19, principalmente por conta do aumento dos índices de transmissão da doença na região: “A recomendação continua a mesma, sempre usar máscara; evitar aglomerações e fazer constantemente a correta higienização das mãos. Não é porque começamos a vacinar que vamos deixar esses cuidados de lado”, alertou.

Por Flávio A. R. Samuel