O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Rede Fhemig, inaugurou hoje, 21 de janeiro (quinta-feira), às 8h30, o novo CTI da unidade. A ala, que oferece 40 leitos de terapia intensiva, foi totalmente reformada, gerando inúmeras melhorias aos usuários do SUS. Autoridades como o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato e o diretor-geral do DER-MG, Fabrício Torres Sampaio, estiveram presentes do evento de abertura.

Crédito: Fábio Marchetto

O novo CTI do HJK passa a oferecer aos pacientes, já a partir de sua inauguração, aperfeiçoamentos realizados em toda a unidade, como o fornecimento do novo sistema de climatização, instalação dos principais ramais de nova rede de gases medicinais (oxigênio e ar comprimido), instalação e execução do novo sistema de distribuição de energia elétrica, e de novos Grupos Moto Geradores (GMG’s) de Energia. Com a inauguração do novo CTI, existe o potencial na unidade para ofertar até 35 leitos de enfermaria clínica que podem, conforme demanda, ser convertidos para atendimento à Covid-19. A previsão é que os leitos possam ser disponibilizados de forma gradativa, conforme realocação e contratação de recursos humanos.

Fábio Baccheretti se disse orgulhoso em fazer parte de um momento tão importante para a saúde pública de Minas Gerais. “A partir de hoje, oferecemos um espaço completamente novo e moderno para a assistência dos pacientes críticos, além de proporcionar aos nossos servidores melhores condições de trabalho. Ressalto que esse marco só foi possível com o empenho de inúmeros servidores da Fhemig e de outros órgãos do Governo”, disse o presidente da Fhemig. Já para o diretor do HJK, Samar Musse, a finalização da obra do CTI em um momento em que se testemunha uma verdadeira transformação na saúde, é saber que o papel da gestão foi cumprido. “Os novos leitos de terapia intensiva irão levar mais conforto, dignidade e um atendimento assistencial com ainda mais segurança ao nosso paciente”, afirmou Samar.

De acordo com o secretário de Saúde, a estrutura de ponta vai qualificar ainda mais o atendimento às vítimas da covid-19 e deixará um legado na capacidade assistencial de Minas Gerais. “Esses leitos são completamente adaptados para a prestação de terapia intensiva, inclusive com estrutura para diálise. O CTI tem tudo de melhor do ponto de vista de qualidade assistencial. Isso aumenta o poder que temos para tratar os pacientes e, com o passar do tempo, será um legado. O nosso planejamento era de que tivéssemos leitos abertos para a emergência atual, mas que, passada a pandemia, a Saúde de Minas fosse melhor. Disso não tenho dúvidas”, completou Carlos Eduardo Amaral.

As obras do novo CTI do HJK, executadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) duraram sete meses, tendo sido investidos mais de R$ 8 milhões nos aperfeiçoamentos, com recursos de acordos celebrados entre a Vale o Governo do Estado. A reforma faz parte de um conjunto de obras divulgado pela Fundação em 2020, que tinham como objetivo trazer melhorias gerais a dez unidades da Rede, priorizando aquelas que estavam na linha de frente no atendimento aos casos de covid-19.

Por Anni Sieglitz, com informações da Agência Minas