A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou presencialmente, nesta terça-feira (30/7), a segunda oficina de construção do Plano de Ação Regional (PAR) do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) para gestores e técnicos de 17 municípios das microrregiões de Saúde de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo. O programa visa ampliar e agilizar o acesso da população às consultas especializadas de cardiologia, ortopedia, oncologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
Em um primeiro momento, o coordenador do Acesso aos Serviços de Saúde da SRS Patos de Minas, Raphael Rodrigues Porto, apresentou o programa e esclareceu dúvidas dos municípios sobre a qualificação do acesso à atenção especializada. Em uma segunda etapa, os municípios quantificaram suas capacidades instaladas de ofertas de Oferta de Cuidado Integrado (OCI) para construção do PAR.
O PMAE faz parte do Programa Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), que tem o objetivo de garantir que os serviços de saúde especializados sejam acessíveis a toda a população, assegurando resolutividade e integralidade no cuidado.
Esse programa visa ampliar e tornar mais rápido o acesso dos pacientes às consultas ambulatoriais e aos exames especializados. O paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza consultas e exames diagnósticos necessários em um período de até 30 ou 60 dias.
Esses serviços de saúde são divididos em grupos de procedimentos denominados como Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) e que inclui as especialidades de cardiologia, ortopedia, oncologia, otorrinolaringologia e oftalmologia. Os municípios executores devem atender a todos os procedimentos dentro da OCI, sendo essa uma das grandes discussões durante a oficina.
Victor Santiago dos Reis, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, salientou que, após definição das ofertas, elas farão parte do Plano de Ação Regional, que terá abrangência macrorregional, e será pactuado na próxima Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Macro Noroeste.