A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que dados do estado atualizados em 15/9/2022 registram 399 (trezentos e noventa e nove) casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 902 casos foram descartados e há 933 em investigação.

Para acessar o detalhamento dos casos confirmados, clique aqui

Um caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

Dois pacientes confirmados para Monkeypox encontram-se em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Demais informações quanto aos casos não serão divulgadas para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

A Secretaria destaca que os dados relativos a notificações de Monkeypox são extraídos do sistema Redcap, do Ministério da Saúde, e são dinâmicos e sujeitos a revisões.

A SES-MG reforça que até o momento não foi registrada no país nenhuma infecção em primatas não-humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei.

Clique aqui e acesse o Informe na íntegra.

Por Jornalismo SES-MG