A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano finalizou nesta quarta-feira, 6/4, a capacitação sobre controle das Arboviroses dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) dos municípios de Antônio Dias, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria e Pingo d’Água. Foram três dias de capacitação, ministrada por Joel Caldas, referência de campo em arboviroses e epizootias e Micheli Egydio, referência técnica em arboviroses. A atividade foi realizada no auditório da prefeitura de Timóteo e contou com a presença de quarenta e oito agentes.

De acordo com Joel Caldas, a capacitação teve como objetivo ensinar para novos ACE como funciona o trabalho de controle das arboviroses, bem como aprimorar as técnicas das equipes municipais. Alguns temas trabalhados na capacitação foram: biologia de vetores, praguicidas usadas na saúde pública e operações de campo.

Para abril ainda está prevista outras capacitações. Nos dias 11, 12 e 13, capacitação os ACE dos municípios de Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba e Joanésia. Já nos dias 18, 19 e 20 as atividades serão voltadas para os ACE dos municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Entre Folhas, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo e nos dias 27, 28 e 29 para os ACE do município de Coronel Fabriciano.

Anteriormente, nos dias 28/3, 29/3 e 1/4 já havia sido realizada uma capacitação para 74 agentes do município de Ipatinga.

Cenário da região

Joel Caldas diz que “o cenário entomológico da região está em nível de alerta e o cenário epidemiológico das arboviroses está a níveis toleráveis. Para melhorar o cenário entomológico, os municípios que estão em alerta vêm realizando aplicação de inseticida de UBV (popularmente chamado de fumacê) para o bloqueio da transmissão e vários municípios estão fazendo manejo ambiental (mutirão de limpeza)”, reforçou. A capacitação dos ACE é um meio para conseguir aprimorar a vigilância entomológica dos municípios e melhorar o cenário epidemiológico da região.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika do dia 5/4, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram confirmados 528 casos prováveis de Dengue em 2022 na região do Vale do Aço, 40 casos prováveis de Chikungunya e 6 casos prováveis de Zika. Não foram confirmadas nenhuma morte na região pelas doenças citadas.

Em 2022 na região foram notificados 2 casos de Febre Amarela, de acordo com Informe sobre atualização das epizootias em Minas Gerais (atualizado em 11/03/2022) da SES-MG, sendo que um dos casos foi descartado e o outro está em investigação.

Nenhum óbito por febre amarela foi notificado no Vale do Aço. Em 2022 também foram notificados 9 casos prováveis de Epizootias na região, 2 foram descartados e 7 deram como indeterminados.

 

 

Por Kellyeny Oliveira