Há doze meses a Unidade Regional de Saúde (URS) de Uberlândia trabalha ininterruptamente na articulação e operacionalização de retirada das vacinas contra a covid-19 na Rede de Frio Estadual em Belo Horizonte, no deslocamento de quase seiscentos quilômetros até Uberlândia e em seguida garantir a entrega com qualidade e tempo oportuno aos dezoito municípios da região. Ao todo, a URS-Uberlândia já entregou mais de 2 milhões de doses. Nos dias 20 e 21 de janeiro mais de 88 mil doses do imunizante Pfizer adulto e pediátrico foram encaminhadas aos municípios.

Crédito: Lilian Cunha

Seja por meio aéreo ou terrestre, faça sol ou chuva, mesmo de noite, fim de semana e feriados, a prioridade é garantir a vacina aos municípios. Para otimizar as viagens, há parceria com as URS´s de Uberaba e Ituiutaba para a retirada conjunta das doses para o Triângulo Mineiro. 

O superintendente regional de Saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, contextualizou o avanço da vacinação contra a covid-19. “Em janeiro de 2021 começamos a força-tarefa da vacinação. O público-alvo contemplado era vacinado conforme disponibilidade do estoque enviado pelo Ministério da Saúde. Um ano depois aplicamos a primeira, segunda ou dose única em quase 100% dos adultos maiores de 18 anos em nossa região. Estamos no momento de priorizar a dose de reforço e vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade. A vacinação é importante para a redução de casos graves, internações e óbitos pela doença.”

A referência técnica regional em Imunização, Leila Caixeta, demonstra satisfação em ter o trabalho reconhecido e saber que a população do Triângulo do Norte está se mobilizando para vacinar e que hoje é uma das maiores coberturas de macrorregião de Saúde. “É muito gratificante fazer parte da logística da vacina. O contato frequente com os técnicos municipais não é apenas para eles levarem os frascos na caixa e com o armazenamento ideal, e sim carregar doses de esperança para a população que está correspondendo às nossas expectativas para cumprir o esquema vacinal.”

Vacinação infantil e dose de reforço

A URS-Uberlândia já distribuiu nesta semana duas remessas da vacina pediátrica do laboratório Pfizer. Quase 11 mil doses estão nos municípios, sendo que eles já iniciaram a aplicação nas crianças de 5 a 11 anos, priorizando aquelas com deficiência permanente ou com comorbidade. A primeira remessa foi entregue na última segunda-feira (17/1), no período da manhã, para todos os 18 municípios da área de abrangência.

O Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina contra covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos, público-alvo de 83 mil doses entregues esta semana na região. O reforço deverá ser administrado quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deve ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth). Na falta deste imunizante podem ser usadas as vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do esquema vacinal primário.

Por Lilian Cunha