Na quarta-feira (19/1), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizou, por videoconferência, reunião de alinhamento sobre as doenças virais covid-19 e influenza para cerca de 90 profissionais da saúde, ligados à Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Assistência Hospitalar, dos 34 municípios que compõem a macrorregião Jequitinhonha.

Crédito: Ricardo Maciel

Na oportunidade, os técnicos da Regional apresentaram o atual cenário epidemiológico e assistencial do território; as novas orientações e protocolos de isolamento e diagnóstico da covid-19; orientações sobre o Plano Nacional de Testagem para 2022 e o alerta sobre a antecipação de sazonalidade da influenza.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma discussão ampla sobre as temáticas propostas. Precisamos estar vigilantes e unidos porque a pandemia não acabou, pelo contrário! Agora lutamos contra a variante ômicron e a gripe influenza, que já estão pressionando fortemente o sistema de saúde. Estamos em um momento de muita atenção”, alertou Kesley Duarte, referência técnica regional covid-19 da SRS-Diamantina. 

Ao fim da reunião, a superintendente da SRS-Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, parabenizou a equipe da Regional pela condução da reunião e destacou a relevância do grande número de participantes. “É muito importante termos esse quórum nas reuniões, especialmente com assuntos tão importantes.  Enfrentamos um novo perfil de pandemia, que temos que tratar de forma muito cautelosa, principalmente nos cuidados da Atenção Primária. Parabéns à equipe da Regional pela dedicação e empenho”, ressaltou Cleya.

Além da equipe da Vigilância em Saúde da SRS, que coordenou o encontro, também participaram da reunião as referências técnicas regionais da Atenção Primária e da Assistência Farmacêutica, trazendo as últimas atualizações sobre protocolos e condutas no enfrentamento da pandemia.

Por Ricardo Maciel