Os 39 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte alcançaram, nesta semana, quase 10 milhões de doses aplicadas (9.836.252) na população, que deve procurar os postos de vacinação para receber a dose de reforço.



O perfil das pessoas vacinadas, número de doses aplicadas e imunizantes utilizados, disponíveis no Vacinômetro (www.vacinaminas.mg.gov.br) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), demonstram que a cobertura da primeira dose atingiu 94,49% da população maior de 12 anos, enquanto a segunda dose foi aplicada em quase 90% do público da campanha. Contudo, os índices da dose de reforço apontam que apenas 1/4 da população se vacinou, como informa o Vacinômetro, em 20 de janeiro de 2022.

Nesse contexto, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS-Belo Horizonte, Talita Chamone, reforça a importância de a população completar as doses da cobertura vacinal. “É primordial que a população realize o esquema completo de vacinação, com a segunda dose, e tome a terceira dose para reforçar. ”

O perfil por sexo e faixa etária dos cidadãos dos 39 municípios da SRS-BH que foram vacinados apresenta maior população feminina, com preponderância de idade entre 20 e 69 anos, conforme mostra o gráfico disponível no Vacinômetro.

Em relação às doses aplicadas, por imunizantes, a vacina AstraZeneca foi aplicada a mais de 3 milhões de habitantes, enquanto mais de 2,6 milhões receberam doses do produto da Pfizer e cerca de 2,2 milhões de residentes foram vacinados com Coronavac. Como dose única, foram aplicadas 145.098 vacinas da Janssen.

Vacinação para crianças

Foi liberado em 16 de dezembro de 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do imunizante da Biontech/Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Com metade da dosagem para adultos, a vacinação também ocorre com aplicação de duas doses. Utilizada nos Estados Unidos desde o início de novembro do ano passado e autorizada pela União Europeia no fim do mesmo mês, a vacina, em Minas Gerais, já é ministrada desde o dia 14 de janeiro.

Na última quinta-feira (20/1), a Anvisa aprovou mais um imunizante para menores de 12 anos. O uso da vacina Coronavac, em mesma formulação utilizada por adultos, para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, excetuando-se os imunossuprimidos, com duas doses no intervalo entre 2 e 4 semanas.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou em entrevista coletiva, no dia 19 de janeiro, que a instituição responsável pelo imunizante no Brasil reservou 15 milhões de doses para a população. No mesmo evento, Covas ressaltou os seguintes benefícios da vacina Coronavac:

• O esquema vacinal usado em crianças mundo afora é o mesmo dos adultos, ou seja, duas doses com intervalo de 28 dias entre elas;
• Vacinas do Butantan e da Sinovac demonstraram uma resposta imune contra a covid-19 maior neste público do que nos adultos, com o mesmo sendo observado em relação às variantes.
Por Leandro Heringer

Por Leandro Peters Heringer