Para fortalecer as ações de proteção da saúde do trabalhador, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) realiza na próxima sexta-feira, dia 3/12, o seminário on-line “Câncer e Trabalho: Leucemias”. Serão tratados no evento os fatores de risco ocupacionais relacionados ao câncer e a importância da investigação epidemiológica em decorrência das atividades laborais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as leucemias são neoplasias potencialmente relacionadas a um grupo de substâncias cancerígenas nos ambientes de trabalho, como benzeno e aminas aromáticas, explica a coordenadora da Saúde do Trabalhador da SES-MG, Eleonora Assunção Morad Arantes, sobre o motivo que levou a elencar esse tipo específico de câncer para o seminário.

O evento é destinado às referências técnicas do Centro de Saúde do Trabalhador, das Unidades Regionais de Saúde e dos municípios, além dos profissionais de saúde que fazem o atendimento oncológico. Segundo a coordenadora, a participação é importante para a “sensibilização dos profissionais e posterior estabelecimento de medidas de proteção e prevenção da saúde dos trabalhadores de Minas Gerais”.

O seminário é realizado pela Coordenação de Saúde do Trabalhador da SES-MG com o apoio do Centro Oncológico de Manhuaçu.

Saúde do Trabalhador

As ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT) da SES-MG são articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho. Em Minas Gerais, a VISATT se divide em três eixos complementares: Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde e Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho.

Saiba mais em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/saude-do-trabalhador/

Serviço:

Seminário “Câncer e Trabalho: Leucemias”
Data: 3/12/2021 - sexta-feira

Horário: das 13h30 às 16h

Link: https://videoconferencia.mg.gov.br/meeting/join/#/login?t=f48U55i5Kpw=

ID de sala: 69812

Não é necessária inscrição prévia.

 

Programação:

13h30 - Abertura

13h40 - Palestra: Leucemias: Aspectos gerais e fatores de risco ocupacionais

Palestrantes: Junia Brunelli C. Azevedo (médica oncologista clínica) e Eduardo Elizeu da Silva (médico hematologista), ambos do Centro Oncológico de Manhuaçu (Ceom)

14h40 - Palestra: Investigação Epidemiológica em Saúde do Trabalhador das leucemias - Cristiane Moreira Magalhães Andrade (SES-MG)

15h40 - Discussão

16h - Encerramento

Por Jornalismo SES-MG