A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu na quinta-feira (25/11), a calibração de equipamentos utilizados no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela.

Divulgação

Os equipamentos de Ultra Baixo Volume Veicular (UBV) e aerosysten, esses utilizados para eliminação de focos do Aedes no interior de domicílios, compõem a estrutura de trabalho da Central de UBV da SRS. A unidade atende demandas de municípios da macrorregião Norte e de localidades jurisdicionadas às Superintendências e Gerências Regionais de Saúde de Diamantina, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Unaí.

“A calibração dos equipamentos é realizada duas vezes por ano e se constitui ação de fundamental importância para a correta aplicação de produtos que eliminam o mosquito Aedes aegypti, inclusive quando estão voando. Sem a calibração adequada dos equipamentos, os agentes de controle de endemias não têm condições de realizar um trabalho de qualidade no controle de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes”, explica a referência técnica da Central de UBV de Montes Claros, Kleber Moraes de Sá.

A calibração dos equipamentos contou com a participação de técnicos da Central de UBV e de uma empresa norte-americana fornecedora dos produtos.

 

Por Pedro Ricardo