Promovido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o curso sobre Sistemas de Informação para Pesquisa e Gestão em Saúde é realizado de forma on-line, entre os dias 3 e 29/11, e conta com participação de duas profissionais da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. Os temas abordados por elas foram: Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação da Atenção Primária (E-SUS APS), voltados para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais de Saúde.

Sheila Oliveira, coordenadora de Atenção à Saúde da SRS-Uberaba, falou sobre o E-SUS APS, abordando o Prontuário Eletrônico, relatórios locais do sistema, Previne Brasil: novo financiamento e indicadores do Ministério da Saúde e também relatórios da base federal do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab). Segundo ela, o curso foi muito enriquecedor para aprimorar conhecimentos nos diversos sistemas que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza. A coordenadora diz que “o E-SUS é um sistema voltado para o registro dos atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) e possui inúmeras possibilidades de coleta de dados, o que facilita o planejamento e os processos de trabalho dos profissionais, já que qualificar a informação é o caminho para que seja registrada, da maneira mais fidedigna possível, a amplitude dos serviços ofertados na APS”.

Tatichelle Rodrigues, técnica de Gestão em Saúde da SRS-Uberaba, apresentou o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), parte teórica e prática, e acredita que o trabalho da Regional passa pelo direito constitucional à saúde e a democratização de informações de seus sistemas. Segundo ela, “é dever nosso e direito de todos o acesso a tais informações; assim diminuímos a distância entre teórico e prático e permitimos que ações de incentivo à pesquisa na área da saúde sejam realizadas em prol da sociedade”, conclui a técnica.

Sybelle de Souza Castro é professora titular do Departamento de Saúde Coletiva e docente do programa de pós-graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Como responsável pelo curso, ela explica que o mesmo é pensado para mostrar as facilidades, limites e possibilidades de aplicação dos sistemas de informação em saúde disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e sua utilização na gestão e pesquisa em saúde. Ela afirma que, “na área de pesquisa, os objetivos são mostrar lacunas de conhecimento, tendências e perfis epidemiológicos a partir de indicadores de saúde. O curso é gratuito e aberto à comunidade e também aborda Geoprocessamento a partir de dados SUS, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) e noções básicas de Tabwin e mapas. No próximo ano, pode se repetir, se houver demanda”, finaliza.

Por Sara Braga