O 1º Workshop “Guidoval mais Resiliente”, realizado em 21 de outubro pela gestão do município, apresentou o Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil para os profissionais das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social de Guidoval. O evento recebeu apoio técnico da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá, referência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para os municípios da microrregião de Ubá e Muriaé.

Divulgação

Foi também objetivo do workshop padronizar conhecimentos relacionados às atividades e ações, com foco no nivelamento técnico dos participantes. O “Guidoval mais Resiliente” contou com a presença de aproximadamente 50 servidores municipais, e teve como parceiros o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Minas Gerais, que também apresentaram palestras.

Sob o tema “A Saúde no enfrentamento das situações de emergência e calamidade pública”, a coordenadora da Atenção à Saúde da URS-Ubá, Elis Regina de Oliveira Mattos, explicou sobre ações emergenciais a serem implementadas diante de desastres ambientais. “Guidoval é uma cidade que já foi vítima de várias enchentes, porque é situada em um ponto crítico do Rio Xopotó. Diante disso, é de extrema importância preparar os servidores municipais para prevenir e atuar nestes casos, principalmente os agentes de saúde, que são a ponta de todo atendimento e realização do Plano de Contingência. Foi muito proveitoso estar no município, contribuindo com a expertise da SES-MG para a formação deles que, havendo necessidade, socorrerão a população com conhecimento técnico de forma a prevenir agravos em saúde”, pontuou Elis.

O workshop também trabalhou temas como organização em desastres naturais, pontos de referência e de apoio, funções de cada secretaria municipal em momentos de crise e acolhimento de famílias atingidas.

“Conseguimos esclarecer nossos profissionais sobre as atividades de proteção e defesa civil no restabelecimento da normalidade social junto às comunidades atingidas por desastres. Esperamos que Guidoval não sofra mais com enchentes ou outros momentos difíceis, mas se acontecer, teremos uma equipe preparada para agir”, ressaltou Kélita da Conceição Silva, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Guidoval e organizadora do workshop, juntamente com o CRAS e a Defesa Civil Municipal.

Divulgação

Ela finalizou o encontro agradecendo o apoio da URS Ubá, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, “que tanto contribuíram no Plano de Contingência e também na capacitação de nossos servidores”, disse.

 

Por Regional de Saúde de Ubá