A Coordenadoria Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu na última segunda-feira, 25/10, o “WebSeminário Estadual de Saúde Bucal no SUS-MG: avançando no rumo da integralidade e equidade”. O evento, realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), marcou o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Na abertura do webseminário, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, salientou a importância de integralizar o acesso aos cuidados da saúde bucal como garantia da cidadania da população mineira. “É uma política importante da linha de cuidado que vai desde a atenção primária, passando pela atenção especializada e chegando até a atenção hospitalar. A saúde bucal é fundamental na redução de pneumonia aspirativa dentro dos CTIs, por exemplo, uma doença que seria evitável no ambiente hospitalar”, destacou.

Uma novidade trazida ao público foi a Política Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais (Sorria Minas), aprovadana semana passada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais. A coordenadora de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos, destacou que “um dos objetivos do Sorria Minas, é aumentar a efetividade da rede de assistência à saúde bucal, qualificação dos profissionais, estabelecimento de indicadores de monitoramento da implantação dessa política e a mudança da lógica para a gestão da fila de espera que respeite as o grau de risco do paciente”. Até então a gestão dessa fila de espera era pela ordem de chegada.

Ainda segundo Jaqueline, “o Dia Nacional da Saúde Bucal precisa ser compreendido pela população como um dia simbólico para a reflexão do quanto a saúde bucal é importante na qualidade de vida das pessoas, que é indissociável do corpo, que ter acesso aos serviços e às ações de saúde bucal é um direito de cidadania e também para a reflexão da corresponsabilidade da população, dos profissionais e dos gestores de saúde para a melhoria das condições de saúde bucal da população”.

O webseminário também contou a presença da coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Caroline Martins, e do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso. O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais também esteve presente, assim como o COSEMS-MG e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e outros gestores da SES-MG.

Por Jornalismo SES-MG