Os municípios de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizaram mobilização no sábado 16, marcando assim, o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada em 1º de outubro com vigência prevista até o dia 29 de outubro.

A mobilização teve como objetivo oferecer o acesso às vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI), atualizar a situação vacinal, melhorar coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças que acometem a população na faixa etária que compreende infância e adolescência bem como, marcar a importância da Campanha de Multivacinação no Brasil.

Divulgação

A atualização vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, sendo o Dia D de mobilização uma importante estratégia para garantir o acesso da população à atualização das cadernetas. Esta estratégia garante imunização, evitando assim, a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Entre as vacinas que fazem parte da campanha e compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente do Brasil, estão as de BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavirus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavirus Humano).  Poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A referência técnica de Imunização da GRS-Januária, Iolanda Santos Vieira, defendeu a parceria e comprometimento dos municípios, alegando ainda que, a Campanha Nacional de Vacinação implica em importante estratégia para evitar o adoecimento por doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde (MS) enviou aos estados e municípios orientações para garantir protocolos de saúde, como uso de máscaras, espaços ventilados e higienização das mãos.

 

Por Gerência Regional de Saúde de Januária