A praça de Miradouro (MG) ganhou iluminação especial para despertar conscientização durante o Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado anualmente com objetivo de disseminar informações sobre proteção e detecção precoce do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá aderiram ao movimento e realizaram ações como caminhadas e exercícios físicos orientados, encontros e campanha para realização de mamografias e exames de colo de útero, além de decorar pontos marcantes da cidade com iluminação rosa.

Acesso

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta serviços que vão desde a prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, diagnóstico até o tratamento dos agravos identificados. A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que faz o acolhimento e encaminhamento para as necessidades apresentadas.

Em Ubá (MG), caminhada guiada com o título “De mãos dadas pela Vida”, durante a campanha do Outubro Rosa

A realização da mamografia permite identificar alterações características de câncer. Quanto mais cedo essa identificação for diagnosticada, maiores as possibilidades de evolução positiva para cura. “O Ministério da Saúde preconiza a realização de exame clínico mamário, por profissional da saúde, para mulheres de 40 a 49 anos, e a realização de mamografia somente se existir indicação da equipe de saúde. Já para mulheres de 50 a 69 anos, é preconizado a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual para as mulheres de 50 a 69 anos”, informou Marcela Azevedo, referência técnica em Saúde da Mulher da GRS-Ubá.

A avaliação clínica e o exame citopatológico (Papanicolau) do colo do útero estão disponíveis no SUS para mulheres de 25 a 64 anos e que já tiveram relação sexual. “A direção é a mesma, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. As equipes estão preparadas para acolher as mulheres e orientá-las no tratamento necessário”, completou Marcela.

Além do diagnóstico, o SUS oferece tratamento tanto para o câncer de mama quanto para o de colo do útero. Mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia com anticorpos estão previstos para o tratamento do câncer da mama. No caso do câncer de colo de útero, entre os tratamentos disponíveis no SUS estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. A escolha pelo tipo de tratamento dependerá de avaliação individual.

Em São Francisco do Glória (MG), grande encontro com palestras e descontração

 

Por Keila Siqueira de Lima