O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no período de 18 a 21/10, em Itaobim, um treinamento para identificação larvária do gênero Aedes que permitirá aos municípios capacitados planejar e executar o Levantamento Rápido dos Índices para Aedes aegypti (LIRA/LIA). Os dados advindos desse levantamento servirão para direcionar ações posteriores no controle desse vetor causador de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Virus. Participaram do evento, os técnicos dos municípios de Cachoeira de Pajeú, Itaobim, Itinga, Monte Formoso e Ponto dos Volantes.

Divulgação

O enfermeiro e referência técnica de arboviroses do Nuvepi da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues Castro, apresentou a biologia e ecologia do Aedes aegypti, abordando o ciclo de vida do Aedes, que se inicia no ovo e se desenvolve para larva, pupa e o mosquito adulto. “Os ovos são colocados pela fêmea do Aedes aegypti nas paredes dos recipientes acima do nível da água e medem em torno de 1 mm de comprimento, podendo ficar até um ano em ambiente seco esperando o contato com água para se transformarem em larvas”, explicou.

Sobre as larvas, Davidson orientou que passam por quatro estágios de crescimento até se tornarem pupas, sendo que em sete dias o ovo pode se tornar mosquito adulto. Outro ponto explicado foi sobre as coletas das amostras de larvas e pupas. “As larvas e pupas devem ser coletadas pelos agentes de endemias e acondicionadas em tubo de plástico, em álcool 70% e etiquetadas externamente para que os laboratoristas possam identifica-las”, disse o enfermeiro.

A laboratorista de Monte Formoso, Elenizia Lima, enfatizou que o treinamento agrega ao trabalho de rotina realizado em âmbito municipal. "Muito gratificante receber este treinamento. Um aprendizado que soma qualidade ao nosso trabalho tão importante no combate à dengue” agradeceu.

 
 

Por Allan Gomes Campos