O painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou, no dia 27 de outubro, que os 31 municípios da região de Ubá e Muriaé receberem um total de 476.210 doses de imunizantes contra a covid-19, desde o início da campanha em janeiro. Para que este quantitativo se tornasse a realidade da vacina nos braços da população, a Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá se integrou à maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, mobilizando os setores de imunização e transporte para realizar a logística da vacina.

Equipe da Epidemiologia da URS Ubá recepcionando remessa de vacinas entregue no aeroporto de Ubá pelo avião da PMMG, em fevereiro

Foram, até a data citada, 55 viagens para buscar remessas de doses em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Leopoldina, com servidores trabalhando em finais de semana e feriado, o que proporcionou que não fosse registrado atrasos nas entregas planejadas e nem perdas de imunizantes.

Transporte seguro

No início da campanha, a URS Ubá recebeu remessas que vieram pelo transporte aéreo das Forças de Segurança do Estado e aeronaves do BOA (Batalhão de Operações Aéreas) dos Bombeiros. “Me lembro da chegada das primeiras vacinas, que vieram de helicóptero e foram desembarcadas no campo do Aymorés. Tínhamos muita esperança e ansiedade para iniciarmos a vacinação, pois estávamos em um momento crítico. Até meados de abril também contamos com o apoio da Polícia Militar, que fez guarda na sede da URS e nos acompanhou na busca de remessas em Juiz de Fora e Leopoldina, além de escoltar os carros das secretarias municipais de saúde até suas cidades de destino durante as primeiras remessas, garantindo a segurança desta logística tão desafiadora”, contou João Rinco, motorista da URS Ubá.

Com a consolidação do Plano Nacional de Operacionalização da Campanha de vacinação contra Covid-19 (PNO), e o envio regular das remessas, o apoio das Forças de Segurança não foi mais necessário e a logística passou a ser feita de forma rotineira. “Seguimos buscando em BH, ou às vezes em Juiz de Fora ou Leopoldina, dividindo o transporte com as outras Unidades Regionais de Saúde. As viagens são feitas com dois servidores, sendo um técnico do setor de imunização, porque durante o percurso nós continuamos o monitoramento da temperatura, tudo com muita cautela para garantir a eficácia da vacina. Ao chegar a Ubá, acondicionamos na Rede de Frio, e os municípios enviam equipes das secretarias de saúde para recolherem a remessa aqui”, relatou Geraldo Célio da Silva, que junto a João e a Paulo Sérgio Mendes formaram o trio da logística dos imunizantes contra a covid-19 da URS Ubá.

Técnicos e motoristas das Secretarias Municipais de Saúde da URS Ubá no momento da saída da comitiva escoltada pela PMMG, em março

Conhecimento técnico

A logística das vacinas tem controle preciso e contínuo de temperatura das doses, pois o cuidado com a embalagem e manuseio deste insumo deve seguir os parâmetros do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Nunca foi necessário intervir nas caixas térmicas ou de isopor durante o percurso, porque elas saem bem ambientalizadas da Rede de Frio da SES. Com todo este cuidado, não tivemos nenhuma perda por conta de logística, nem de acondicionamento na Rede de Frio da URS Ubá. Inclusive, também não tivemos perdas no transporte da nossa sede para os municípios, outro ponto que deve ser destacado, pois cada secretaria municipal envia um carro específico para esse trabalho, com motorista, técnico e caixa adequada, numa conduta igual à que adotamos para a busca na central”, informou Wallan Mcdonald, ressaltando que há um plano de contingência em vigor para atender a imprevistos que podem surgir. Além de Wallan, os técnicos da imunização que estiveram em viagens foram: Sérgio Lira, Luciana Zanotti, Amélia Moreira e Ana Célia Jacinto.

Armazenamento

A URS Ubá possui plano de contingência e conta com gerador de energia para suprir a necessidade em caso de inconstância no fornecimento da companhia elétrica, além da disponibilidade de equipe de vigias 24h, capacitados para identificar problemas no sistema.

Entrega de remessas na Rede de Frio da URS Ubá, em julho

“Se hoje podemos comemorar que mais de 360 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 em nossa região, muito se deve à dedicação destes servidores, que já saíram para buscar as remessas em feriados e finais de semana, sem medir esforços. Toda população das nossas 31 cidades tem sentido o efeito positivo da cobertura vacinal, com uma queda acentuada no número de internações e óbitos decorrentes da pandemia. Nossos parabéns a toda equipe da URS Ubá pela relevância dos trabalhos em prol da saúde e da qualidade de vida de todos”, afirmou Franklin Leandro Neto.

 

Por Keila Siqueira de Lima