Pacientes com necessidades especiais residentes nos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte e que precisam ser submetidos a procedimentos bucomaxilofaciais de média e alta complexidade, passam a ter nova opção de tratamento. Trata-se da inserção do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, sediado em Montes Claros, na rede de odontologia hospitalar de Minas Gerais. Até então, a Santa Casa de Montes Claros era a única instituição que prestava esse serviço no Norte de Minas.

A ampliação da rede foi aprovada em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na sexta-feira 15, por meio de videoconferência. Além da superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thaunne Pereira Marques, participaram da tomada de decisão dirigentes das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora, gestores municipais de saúde, representantes do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, bem como dirigentes do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Crédito: Divulgação/Hospital das Clínicas

Com base na decisão tomada pelos gestores, a Santa Casa passará a prestar serviços classificados como Tipo 1: cuidados de higiene oral aos pacientes internados; assistência odontológica aos pacientes com necessidades especiais e realização de procedimentos bucomaxilofaciais de média e alta complexidade.

Já o Hospital das Clínicas realizará os procedimentos classificados como Tipo 2. Isso envolve a assistência odontológica de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI); pacientes oncológicos e internados, nas ações de apoio diagnóstico multidisciplinar e urgências odontológicas.

Para a realização dos procedimentos Tipo 1, a Santa Casa de Montes Claros terá um incremento financeiro anual de custeio no valor de R$ 112,6 mil. Já o Hospital das Clínicas terá incremento de R$ 173,7 mil por ano. Para recebimento do incremento os hospitais deverão atender, no mínimo, 35% das demandas de pacientes de média complexidade; 55% dos casos de urgência e eletivos e realizar, no mínimo, 65% de procedimentos em pacientes classificados como sendo de alta complexidade. A Programação Pactuada Integrada (PPI) estima que, anualmente, 897 pacientes especiais necessitam de atendimentos na área bucomaxilofacial.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS), de Montes Claros, João Alves Pereira, entende que a ampliação da rede de odontologia hospitalar vai proporcionar mais agilidade no atendimento das demandas de pacientes residentes no Norte de Minas. Ele explica que, além do incremento financeiro anual, os hospitais também recebem recursos para a implantação dos serviços e valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) relativos aos procedimentos realizados em cada paciente internado.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, observa que “a ampliação dos serviços de odontologia hospitalar era uma meta há muito tempo almejada pela SRS e pelos gestores de saúde do Norte de Minas. Por isso, a inserção do Hospital das Clínicas na rede contribui para agilizar o encaminhamento das demandas por parte das secretarias municipais de saúde, seguindo fluxos que já foram aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite”, observa a superintendente.       

Acesso

Terão acesso aos serviços, pacientes com necessidades especiais que necessitem de atenção odontológica em ambiente hospitalar e sob sedação; e pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas na especialidade Bucomaxilofacial (BMF), ou seja, cirurgias de cavidade oral e face sob sedação profunda ou consciente.

Lesões bucais com suspeição de câncer não serão resolvidas pelos serviços de odontologia hospitalar. Isso porque, conforme fluxo já estabelecido na rede, as lesões malignas deverão ser atendidas nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Por sua vez, as Deformidades Craniofaciais Congênitas são referenciadas para o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, e para o Centrinho, sediado em Alfenas.

Na demanda eletiva, o usuário do SUS será identificado e referenciado pelos serviços de Atenção Primária à Saúde ou pelos Centros de Especialidades Odontológicas ao serviço hospitalar. As secretarias municipais de saúde de origem do usuário irá protocolar a documentação na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e aguardará agendamento de consulta pré-cirúrgica e de posterior internação. Na urgência, o serviço poderá ser acessado diretamente no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas.

 

Por Pedro Ricardo