Divulgação

 

Os municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizaram, no último sábado (16/10), a mobilização do dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos. Anteriormente, no dia 2/10, alguns municípios da região já haviam realizado uma sensibilização nesse sentido, também.

Na GRS de Pedra Azul, 96 salas de vacina garantem a aplicação das seguintes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a população: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

A coordenadora de Imunização da GRS Pedra Azul, Stefane Cardoso, ressaltou ser fundamental que todo o público-alvo compareça aos serviços de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no calendário. “A campanha é uma estratégia eficaz que busca resgatar as crianças e adolescentes com esquemas vacinais atrasados, tendo como maior objetivo atualizar as cadernetas com a finalidade de evitar o adoecimento por doenças imunopreveníveis. É uma forma de evitar que após a pandemia possamos enfrentar várias epidemias por doenças preveníveis por vacina. É importante que toda a população mantenha sua caderneta de vacinação atualizada. ”

Divulgação

 

A coordenadora de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Evangélia Aguilar, defendeu a parceria e o comprometimento dos municípios. “A campanha Nacional de Vacinação é uma estratégia usada para aumentar as nossas coberturas vacinais e assim eliminar ou diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como sarampo, rubéola e caxumba. A ação vem sendo um sucesso, mesmo diante do cansaço vivenciado pela pandemia de covid-19. Não faltaram esforços dos nossos municípios para alcançarem o objetivo da campanha. A dedicação das equipes é a garantia do sucesso desta ação”, justificou.

 “Reforçamos nas mídias a importância de estar com a caderneta de vacinação em dia para o retorno às aulas presenciais de forma segura e para saúde de nossas crianças e adolescentes e tivemos o melhor público de todo tempo da campanha de multivacinação. Comparecimento bem significativo de adolescentes que é um público difícil de atingir. Ficamos bem satisfeitos com o resultado esse ano”, disse a coordenadora de imunização de Divisa Alegre, Thatyane Rocha, que ainda frisou que o município fez um trabalho de divulgação pelas redes sociais e carros de som, com o objetivo de chamar a atenção da população para a campanha.

A coordenadora da Atenção Primária de Jordânia, Karina Soares dos Santos, explicou que no município foi adotada estratégia de trabalhar a campanha de multivacinação junto a outras temáticas, como a Dia Mundial da Alimentação Saudável, Outubro Rosa e Covid-19. “Fizemos palestras, mesas de alimentação, distribuímos frutas para os pacientes, que ganharam, por exemplo, uma maçã, de lembrancinha. Então, fluiu muito bem e trouxe resultados muito positivos. Nós não somente conseguimos trazer o público de 0 a 14 anos, mas conseguimos expandir, trazendo pessoas de até 90 anos ou mais, fazendo as vacinas de rotinas, assim como, também, as vacinas de reforço da covid”, explicou.

 

Por Allan Gomes Campos