Os fiscais sanitários dos 34 municípios da jurisdição da Regional de Saúde de Diamantina participaram de uma capacitação promovida pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa). Cerca de 60 profissionais participaram da videoconferência, na última sexta-feira (26/2), sendo o objetivo do evento o de repassar orientações e tirar dúvidas sobre Inspeções em Estabelecimentos de Assistência Odontológica (EAO).

Foram abordados os seguintes temas: Resolução nº 1559/2008, que aprova o regulamento técnico que estabelece condições para a instalação e funcionamento dos EAO´s no Estado de Minas Gerais; biossegurança em odontologia; equipamentos odontológicos básicos e periféricos; processamento de artigos odontológicos e monitorização da qualidade da esterilização; gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e proposta de roteiro de inspeção em estabelecimentos de assistência.

Crédito: Regional de Diamantina

A fiscal sanitário do município de Conceição do Mato Dentro, Meiriele Araújo Cândido Gomes, destacou a qualidade do curso e o método utilizado na capacitação: “Muito boa essa didática de disponibilizar o material para estudo antes da videoconferência, pois permitiu que pudéssemos ler e assistir aos vídeos no melhor horário dentro da nossa rotina. Obrigada, que tenhamos muito mais cursos para que possamos melhorar cada dia mais”, agradeceu.

A referência técnica do Nuvisa/SRS-Diamantina, Francinne Laureth Batista, destacou a importância da capacitação para a formação dos fiscais: “A assistência odontológica é classificada como atividade econômica de alto risco sanitário. O período de capacitação foi iniciado no dia 15/2 com a disponibilização de vídeo-aulas, documentos e legislação vigente por meio de um mural digital e utilizamos a metodologia ativa de ensino denominada Sala de Aula Invertida. Enceramos essa capacitação com discussão de casos e relatos de experiências. Em tempos de pandemia precisamos lançar mão de diversas metodologias para alcançar o público-alvo com a mesma qualidade de capacitações presenciais. Ao final, os fiscais sanitários manifestaram que se sentem mais confiantes para a realização das inspeções sanitárias”, ressaltou Francinne.

Também fizeram parte da equipe de capacitação dos fiscais sanitários a coordenadora, Nara Cristina Viana e Karen Karina Siqueira, servidoras da Nuvisa da Regional de Saúde de Diamantina.

Por Ricardo Maciel