Regional de Saúde de Ubá faz correição com o Consórcio SIMSAÚDE para otimizar registro de serviços

Para auxiliar o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região (SIMSAÚDE) no registro dos serviços prestados à população através do SUS, a equipe do Núcleo de Regulação da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS/ Ubá) esteve na instituição na última quinta-feira (9/9). O objetivo foi proceder com a correição entre o quantitativo de procedimentos processados no Sistema de Informação Ambulatorial (SAI/SUS) e daqueles que são gerados no arquivo do SIMSAÚDE. Dessa forma, é esperado um aumento de mais de 50% na produção registrada, vista atual disparidade entre os dois sistemas os citados.

Crédito: Keila Lima

De acordo com o coordenador do Núcleo de Regulação da GRS/ Ubá, Luiz Afonso Galvão, a ação é determinada pela Resolução SES/MG nº 5.819/2017, que define a metodologia de alimentação da produção no SIA/SUS pelos consórcios intermunicipais de saúde e prevê ainda o acompanhamento do registro da produção pelos órgãos de controle estadual e pelas unidades regionais de saúde. “Alinhamos os ajustes necessários, pois o SIMSAÚDE conta com vários prestadores nas cidades da região que estavam com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) atualizados ou preenchidos, o que acarretava na falta de registro do serviço feito para o paciente do SUS. Dessa forma, na hora de apresentar a produção global, o SIMSAÚDE informava quase a metade do que realmente foi feito. Corrigimos os dados e acredito que o resultado poderá ser verificado no próximo mês”, informou Galvão.

A definição da forma de registro da produção dos consórcios intermunicipais de saúde, através dos sistemas oficiais do DATASUS, permite construir séries históricas e padronizar atendimentos, evitando ainda a duplicidade de pagamentos. “O SIMSAÚDE tem um papel muito importante em nível regional, tornando possível que vários exames e procedimentos estejam disponíveis para o cidadão. Com a melhoria no registro dos dados, esperamos dar mais transparência ao processo, demonstrando a relevância do investimento na saúde da população e cada dia mais fortalecendo o SUS da nossa microrregião”, afirmou a diretora da GRS/ Ubá, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima