A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) participou da videoconferência do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, com prefeitos, secretários de saúde municipais e superintendentes da Macrorregião Sul, nessa terça-feira (11/8). O objetivo do encontro virtual foi o de apresentar as alterações do Minas Consciente – plano do governo estadual para orientar a abertura das atividades econômicas de forma gradual, durante a pandemia do novo Coronavírus.

A Macrorregião Sul é composta pelas Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, abrangendo todos os municípios sul-mineiros. Mais de 160 pessoas participaram da reunião e puderam conhecer detalhes do plano, além de esclarecer dúvidas junto à equipe do secretário.

Crédito: Karine Costa

A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, como presidente do Comitê Macrorregional Sul Covid-19, recepcionou virtualmente o secretário e os demais participantes. O secretário Carlos Eduardo Amaral abriu a videoconferência, dizendo que: “Nós estamos fazendo essas reuniões com todas as macrorregiões do estado para trazer informações sobre o acompanhamento da pandemia e ouvir os participantes sobre as novas medidas do Minas Consciente”.

Na sequência, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), João Pinho, fez uma apresentação do cenário epidemiológico na macrorregião sul – que engloba os municípios sul-mineiros – e explicou os fatores que levaram o governo a revisar o Minas Consciente falando sobre as principais alterações no plano.

De acordo com Kátia Gonçalves, com as alterações no Plano Minas Consciente, todos os municípios da SRS de Passos aderiram ao programa, comprovando que os prefeitos pretendem seguir as orientações da SES-MG e do governo estadual quanto à prevenção da Covid-19. “Na sexta-feira (7/8), nós chegamos à 100% de adesão dos municípios. Isso é muito importante para a região manter a pandemia sob controle”, finalizou, a superintendente.

Por Enio Modesto