A Sala de Situação Covid-19 da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) repassou aos profissionais de saúde da região as informações sobre a atualização do Protocolo de Infecção Humana pelo Sars-CoV-2. Representantes de hospitais, unidades de pronto atendimento, secretarias municipais de saúde, equipes de epidemiologia, atenção primária e pontos focais da Covid-19, num total de mais de 100 pessoas, participaram da videoconferência realizada pela internet, na última quarta-feira (29/7).

A atualização técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo Sars-CoV-2 é a de nº 6 e foi publicada em 20/7 pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes Minas Covid-19) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O Coes esclarece que as orientações mudam de acordo com “novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, órgãos internacionais e avanços científicos”.

O material traz definições de casos operacionais e fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos, tendo como principais alterações e modificações: altera a definição de caso de Síndrome Gripal (SG) e os critérios de confirmação dos casos; modifica a classificação por critério clínico-epidemiológico e o registro de testes; acrescenta indivíduos com comorbidades, idosos e populações ou grupos sociais de alta vulnerabilidade, sintomáticos, para coleta de amostra laboratorial (RT-PCR).
    
“Essas reuniões são sempre necessárias, pois reforçam o conhecimento dos profissionais de saúde que operam na assistência e vigilância da doença. Por ser uma nova doença, a cada dia, novos conhecimentos são produzidos e validados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e CDC (órgão dos Estados Unidos para controle e prevenção de doenças), os quais são validados pela SES-MG e incorporados em nos protocolos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos, Márcia Silva.

Crédito: Karine Costa

A videoconferência foi dirigida por Márcia Silva, com participação de toda a equipe técnica do Núcleo de Epidemiologia – Maria Ambosina Cardoso Maia, Sueli Veloso, Suely Cortez, Patrícia Mendes e Camila Correia. As técnicas apresentaram e explicaram as alterações introduzidas no protocolo, de acordo com os seguintes eixos: definições de casos operacionais e critérios de encerramento; notificação de casos no e-Sus Notifica e no Sivep Gripe; orientações gerais para coleta de material para a realização do exame RT-PCR; orientações gerais sobre testes e testagem rápida. Ao final, reservaram tempo para responder aos questionamentos e dúvidas dos participantes.

De acordo com Márcia Silva, a finalidade dessa reunião virtual foi capacitar o profissional que atua no atendimento direto ao usuário suspeito ou confirmado de Covid-19, para que a atuação seja de acordo com o protocolo e dotada de segurança  técnica, “objetivando implementar as medidas recomendadas no protocolo para cuidar do caso e interromper a cadeia de transmissão da doença. Avaliamos que essa videoconferência cumpriu sua finalidade, mas o apoio da equipe da Sala de Situação da SRS Passos é de fundamental importância na qualificação das ações que envolvem os atendimentos aos usuários, nos municípios. E nosso compromisso é apoiá-los durante todo o transcurso dessa pandemia da Covid-19”, pontuou a coordenadora.

Por Enio Modesto