Dentro da proposta de incorporação da Educação Permanente em ambiente de trabalho, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas promove uma série de capacitações virtuais para atuação das equipes de saúde bucal e coordenação da atenção básica, visando fortalecer os serviços de saúde bucal e qualificar a atenção desenvolvida pelos profissionais. A ação faz parte do Plano de Ação de enfrentamento da covid-19, discutido em conjunto com os municípios da SRS Alfenas.

A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia que induz a reflexão das práticas do trabalho, faz com que os profissionais repensem suas condutas, busquem a melhora do atendimento e proporciona uma maior interação entre a equipe. Visando contribuir com este processo nos territórios e entendendo o papel da assessoria técnica necessária ao Estado, a CAS da SRS Alfenas tem realizado reuniões on-line com os coordenadores de saúde bucal/atenção básica. Os encontros foram realizados nos dias: 29/4, 25/5 e 22/6, disponibilizado capacitações em saúde bucal pública a partir das demandas solicitadas pelos municípios.

Créditos: Thayane Viana

As capacitações virtuais foram feitas com professores convidados. Para definição dos temas abordados, além da comunicação via e-mail, foi criado um formulário no Google formulários, no qual os participantes avaliam as capacitações realizadas e sugerem os assuntos a serem discutidos. Nos meses de junho e julho foram abordadas as temáticas de: Biossegurança em Odontologia em tempos de Pandemia, ministrada pelo professor da UNIFAL/MG Dr. Ronaldo Célio Mariano; Ações coletivas em Odontologia mediadas por tecnologia no SUS, ministrada pelo professor da UNIFENAS Dr. Vinício Felipe Brasil Rocha; e Uso do E-SUS na Odontologia: Potencialidades e Funcionalidades, ministrada pelo Mestre Glayson da Silva Barbosa).

“A presença nas capacitações tem superado nossas expectativas, chegando a 80 participantes simultaneamente. Porém, o que mais tem destacado neste processo é o feedback dos profissionais e/ou coordenadores após as capacitações. Recebemos, por exemplo, após a capacitação de ‘Ações coletivas em Odontologia mediadas por tecnologias no SUS’ várias mensagens de coordenadores se sentindo inspirados, e vídeos produzidos pelos municípios da regional, os quais estão sendo utilizados para ações de promoção de saúde individuais e coletivas. A odontologia pública durante e pós-pandemia tem um novo paradigma a ser enfrentado, mas também uma oportunidade para os serviços públicos de saúde bucal inovar suas estratégias de trabalho. Este momento, em que os atendimentos eletivos estão suspensos, é propício para que os municípios fortaleçam as ações de educação permanente, busquem a melhoria do atendimento, repensem a organização dos processos do cuidado em saúde bucal em cada território e é isso que temos estimulado na SRS Alfenas”. Comentou a referência técnica de saúde bucal da regional, Heron Ataíde Martins.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi