Para capacitar profissionais atuantes em diversos segmentos da saúde – médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas e educadores-físicos – nas cidades que pertencem à Microrregião de Unaí, a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional de Unaí realizou, entre os dias 28 e 30 de julho, uma capacitação abordando o tema ‘Controle do Tabagismo’, que teve a duração total de 10 horas e contou com a participação de 29 profissionais.

A coordenadora da CAS, Amanda Mares Santos, abordou principalmente o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT): “Discutimos com os participantes o avanço das legislações antitabagistas, a alta prevalência de tabagistas no Brasil e algumas dificuldades de acesso ao tratamento contra o tabagismo”.

Nessa videoconferência, também, falou-se sobre “a saúde dos fumantes passivos e ativos, a dependência à nicotina e, também, as estruturações das ações do PNCT em âmbito municipal. Foi a oportunidade ideal para abordarmos as sessões estruturadas que são uma metodologia de abordagem cognitivo-comportamental recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, pontuou a coordenadora.

Crédito: Antônio Maria Ferreira

O tratamento do tabagismo baseado na terapia cognitivo-comportamental é um modelo de intervenção centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com uma determinada situação, visando não apenas a parada do fumo, mas também principalmente a manutenção da abstinência. Segundo o INCA e o MS, o foco principal é o desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída. A metodologia utilizada é a das sessões estruturadas que se dividem em quatro: 1. ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde’; 2. ‘Os primeiros dias sem fumar’; 3. ‘Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e 4. ‘Benefícios obtidos após parar de fumar’.

Ao final da capacitação, em parceria com a Coordenação de Assistência Farmacêutica, foram feitas considerações sobre o tratamento medicamentoso, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para o combate ao tabagismo. Para a coordenadora Amanda, “esse trabalho de capacitação tem sido desenvolvido desde 2017, com várias replicações durante o ano, mas este ano por causa da pandemia da Covid-19, tivemos que fazer alguns ajustes, mesmo assim essa abordagem continua sendo importante, especialmente neste momento porque o tabagismo é um fator de risco para diversas  doenças, inclusive com relação à Covid-19 e isso aumenta a importância dessa abordagem quanto ao controle do tabagismo”, avaliou a coordenadora.

Por Antônio Maria Ferreira