Os prefeitos dos 22 municípios pertencentes ao Consórcio Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região (SIMSAÚDE) reuniram-se hoje, 01/06, por videoconferência, para tratar sobre o plano Minas Consciente. Também participaram do encontro, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral o Secretário Ajunto, Marcelo Cabral, o Chefe de Gabinete João Pinho, o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Pereira e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Ramalho.

Crédito: Divulgação

O pleito dos gestores municipais, que integram a região Sudeste de Minas Gerais, era de avaliar em conjunto à SES, a abertura de comércio e serviços, uma vez que hoje existe uma baixa ocupação de leitos clínicos e de UTI reservados para casos de Covid-19. Ao todo, 40 municípios da macrorregião sudeste aderiram ao Minas Consciente, representando o maior bloco de apoio ao plano estadual.

O cenário de contaminação pelo novo coronavírus foi apresentado pela equipe da SES, demonstrando a tendência de crescimento de casos apresentada pela macrorregião sudeste. “De fato, é uma macrorregião com características peculiares, pois tem a cidade de Juiz de Fora que está na segunda colocação do Estado em número de casos e de mortes, porém, olhando por microrregiões, temos outras realidades, com uma ocupação de leitos menor que 40% em alguns dos casos. Então, é justo que haja uma avaliação por micro e, assim, um direcionamento regional coordenado, dentro de regras confiáveis”, disse Aline de Almeida Prado, Diretora Regional de Saúde de Ubá.

Foi ressaltado que é essencial que os municípios continuem a adotar o distanciamento para evitar a progressão descontrolada da Covid-19, pois foi detectado uma mudança de postura entre abril e maio, o que mudou a tendência da curva que estava em início de estabilização para apresentar crescimento. “Compreendemos a preocupação dos Prefeitos, pois estão na ponta, bem junto à população. Propusemos que eles continuem no Minas Consciente e avaliaremos a possibilidade adequação para termos o regramento combinado com as características de cada microrregião dentro da macro sudeste, com regras que não comprometam a saúde das pessoas”, afirmou Carlos Eduardo Amaral, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Por Keila Lima