A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou capacitação virtual ontem, quinta-feira (28/05), direcionada aos Secretários Municipais de Saúde, Coordenadores e Referências Técnicas, além dos profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios que compõe a Macrorregião Vale do Aço. O objetivo foi o alinhar e orientar estes municípios quanto a organização da assistência nas unidades de atenção primária à saúde (UAPS).

Crédito: Flávio Samuel

Segundo Caroline Maia Spinola, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que atuou como mediadora na videoconferência, a capacitação virtual também apresentou o cenário Epidemiológico Covid-19 da Macro Vale do Aço e orientou quanto a organização da assistência nas unidades de atenção primária à saúde (UAPS) neste momento de enfrentamento de uma pandemia.

“A capacitação contou coma a participação de aproximadamente 45 profissionais de saúde da macrorregião de saúde do Vale do Aço. Foram abordados vários assuntos, como a organização da agenda da unidade de atenção primária à saúde durante a pandemia de covid-19, o acolhimento nas UAPS durante a pandemia, as medidas de resposta ao novo coronavírus (Covid-19), o Checklist Covid-19, avaliação da POEPS, além da oportunidade de sanar as principais dúvidas dos municípios”, disse Caroline.

Durante a videoconferência foram abordados os pontos chaves e os principais instrumentos de orientação para as equipes de Atenção Primária dos municípios e as ações a serem tomadas na atuação no enfrentamento ao coronavírus, uma delas é reorganização das agendas dos profissionais e os modos de realização das atividades, para evitar aglomeração e contágio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), se possível definindo profissionais específicos para atendimento de sintomáticos respiratórios.

De acordo Reinaldo Romeu de Souza Júnior, Referência Técnica da Atenção Primária da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, a videoconferência serviu para um alinhamento mais profundo da Atenção Primária, fortalecendo toda a Rede de Assistência Regional.

“Foram muitos os assuntos abordados e também indicadores, falamos sobre identificar e realizar busca ativa dos grupos de risco no território, em especial os idosos; monitoramento remoto dos casos suspeitos e casos confirmados; ampliação do horário de funcionamento das UAPS, conforme necessidade; priorização do atendimento às pessoas dos grupos de risco, tais como: idosos (60 anos ou mais), pessoas com condições clínicas de risco, gestantes e puérperas. Reforçamos que as UAPS não deverão ser fechadas nem ter seu funcionamento interrompido ou reduzido. Enfim, uma ampla discussão no sentido de melhorar nossa assistência primária”, explicou Reinaldo. 

Por Flávio Samuel