Médicos, enfermeiros e técnicos da vigilância epidemiológica dos 34 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Diamantina, participaram, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, de uma capacitação promovida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica sobre acidentes com animais peçonhentos.

Crédito: Ricardo Maciel

O treinamento foi ministrado com o apoio da referência técnica estadual do Programa de Vigilância e Controle dos Acidentes por Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Andréia Kelly Roberto, que apresentou aos participantes o trabalho realizado pela vigilância epidemiológica, os protocolos vigentes e a utilização eficiente do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). “É muito importante que estes profissionais entendam a importância da avaliação de dados e, no caso dos médicos e enfermeiros, o respeito aos protocolos. Temos que trabalhar a informação, cruzar dados e entendê-los para que as melhores decisões sejam tomadas”, salientou Andréia. 

De acordo com Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica de Acidentes por Animais Peçonhentos da Regional de Saúde de Diamantina, durante os encontros foram apresentadas informações sobre a análise de dados de acidentes por animais peçonhentos na região e no Estado, além de demonstrações práticas de utilização do SINAN, debates e esclarecimentos de dúvidas. “Esse momento de alinhamento foi muito importante, considerando a situação atual de desabastecimento e racionalização do uso dos soros antipeçonhentos, em especial os ofídicos. O momento exige que os profissionais respeitem e sigam o protocolo”, destacou Carolina.

“A capacitação foi muito importante e proveitosa, já que pudemos contar com a presença da Referência Estadual Andreia e da referência Regional Carolina, que nos trouxeram informações relevantes sobre o perfil epidemiológico da região, como analisar esses dados, através da utilização de ferramentas como o Tabwin e assim conseguir propor medidas de melhoria. O momento de encontro com todos os municípios da microrregião também nos possibilitou alinhar o protocolo atual e discutir junto com o Estado as dificuldades que enfrentamos na ponta”. Ressaltou Thábata Cristina Fonseca, coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Turmalina.

A capacitação foi dividida em duas etapas, de dois dias cada, sendo a primeira realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Turmalina, envolvendo os municípios das regiões de Araçuaí, Capelinha, Minas Novas e Turmalina; e a segunda etapa, realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, para os municípios das regiões de Diamantina, Serro e Guanhães. No total 89 profissionais participaram da capacitação.

Por Ricardo Maciel