A Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVIGE), promoveu nesta quinta-feira (14/02), em seu auditório central, Reunião Técnica sobre o Novo Coronavírus (COVID-2019), com a participação de coordenadores de Epidemiologia e Atenção Primária à Saúde de 51 municípios da região leste.

Reunião Técnica Corona Vírus 3

“Nosso objetivo nesta reunião, foi principalmente alertar os coordenadores municipais quanto às pessoas com sintomatologia respiratória e que se enquadrem nos critérios clínicos e epidemiológicos de casos suspeitos, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, apresentamos as ações estaduais para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-2019), com discussão dos últimos dados epidemiológicos, os fluxos para notificação de casos suspeitos, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, bem como o monitoramento dos contatos destes pacientes suspeitos”, afirmou a referência técnica em Coronavírus da Regional, Charles Aguiar.

Na pauta da reunião o foco principal foi as ações para o enfrentamento do vírus e também a NUVIGE aproveitou o espaço para apresentar orientações técnicos-operacionais da Campanha de Vacinação Nacional contra o Sarampo e Fluxos inerentes ás Declarações de óbito (DO).

A enfermeira e coordenadora de Atenção Primária do Município de Coroaci, Cleviana Nogueira de Azevedo, destacou a importância das equipes de saúde pública estarem preparadas para este agravo.”Apesar de não termos casos confirmados do Coronavírus nem em Minas e no Brasil, é de grande valia que a saúde estadual prepare os profissionais de saúde municipais quanto aos fluxos de atendimento e nos atualizando para que possamos ter a mesma linguagem para orientar e atender a população da melhor forma possível”, salientou.

O Corona Vírus em Minas, no Brasil e no Mundo

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), em Minas Gerais não houve notificação de novos casos suspeitos de Coronavírus (COVID-2019). Até a data de 13/02/2020, foram notificados 02 casos suspeitos de Coronavírus (COVID-2019) e ambos foram descartados.O Brasil permanece sem registro do novo coronavírus.Até o momento, 06 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde,conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, até quarta-feira (12). Os casos suspeitos estão no Paraná (1), Rio Grande do Sul (2) e São Paulo (3).Até às 15h de 13/02/2020, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) foram confirmados 60.349 casos de COVID-2019 no mundo e1.370 óbitos. Do total de casos confirmados, 59.822, o que corresponde a 99,1%do total de casos, foram notificados pela China e o restante em outros 24 países.

Por Frederico Bussinger