A edição 2019 da Copa América, que será sediada no Brasil, deve contar com torcedores vindos de 99 países, segundo informações publicadas pelo Comitê Organizador Local, no site oficial da competição. Além de pessoas vindas dos países participantes da competição mais antiga entre seleções de futebol, são esperados visitantes vindos de vários continentes, incluindo nações com pouca tradição no esporte, como Chipre e Tanzânia. Minas Gerais é um dos Estados em que haverá visitação, sobretudo levando em conta que Belo Horizonte vai receber jogos importantes, tanto na fase classificatória, quanto as semifinais do torneio. Por conta do fluxo de turistas no período de transmissão, algumas dicas são importantes para que brasileiros e estrangeiros possam aproveitar o período dos jogos com saúde.

» Clique aqui e acesso o hotsite Viajante Saudável

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaina Fonseca Almeida, como a situação de saúde de cada um dos países no mundo é diferente da brasileira, há o risco de chegada de algumas doenças transmissíveis originadas em outros países. “Podemos dar como exemplo o sarampo, a rubéola, a difteria, a influenza, a catapora entre outras, que podem pôr em risco a saúde da população brasileira desprotegida”, explicou. No entanto, há que se pensar também no contato do turista com doenças endêmicas em Minas. “Dengue, chikungunya, febre amarela e outras doenças de transmissão alimentar e hídrica podem acometer pessoas que vêm ao Brasil para prestigiar a Copa América ou outros locais turísticos e, ao regressarem a seus países, podem estar acometidas por algumas dessas enfermidades”, alertou.

Alguns cuidados em geral, voltados tanto à população nacional, quanto aos visitantes, são citados por Janaina Almeida como eficazes para evitar adoecimentos. “Consumo de água e alimento de fontes seguras; a higienização das mãos com água e sabão e antes de cada refeição ou a utilização de antisséptico à base de álcool como medida de reforço. Na hora de tossir ou espirrar, deve-se cobrir a boca com a parte interna do braço, evitando assim a propagação de agentes infecciosos respiratórios. São comportamentos muito simples e eficientes de prevenção”, comentou.

Créditos: Gil Leonardi/Imprensa MG

Quanto à imunização, trata-se de uma forma de preservação da saúde de maior efetividade. O coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES, Gilmar José Coelho Rodrigues, enfatiza que a vacinação deve ser prévia, conforme o calendário de imunizações. “O ideal é que a pessoa se vacine pelo menos 15 dias antes da viagem a locais com eventos internacionais. São recomendações válidas para o público local e também oriundo de outros países, sejam aqueles que vêm ao nosso estado para participar do evento esportivo, sejam os que estão em deslocamentos a pontos turísticos. As vacinas minimamente recomendadas são as que protegem contra o sarampo, caxumba e rubéola, contra a febre amarela, entre outras vacinas importantes para sua proteção individual”, indicou.

Apesar de não haver exigência de comprovação da situação vacinal do visitante estrangeiro para ingresso no território brasileiro, recomenda-se que o façam previamente. “Do contrário, estarão sob risco de exposição plausível a algumas doenças. Dentre as muitas doenças transmissíveis que podem ser prevenidas por vacinação podemos citar sarampo, caxumba, rubéola, influenza, hepatite B, difteria, coqueluche e catapora”, disse Rodrigues.

Golaço a favor da Saúde

A recomendação para vacinação aos torcedores que vão acompanhar seus países durante grandes competições esportivas vem sendo feita continuamente pelas organizações internacionais que atuam na área da saúde. Em 2018, antes da Copa do Mundo de futebol realizada na Rússia, a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) promoveu uma campanha pela vacinação voltada aos apaixonados pelo esporte, que contou com o reforço do atacante uruguaio Edinson Cavani, astro do Paris Saint-Germain que divide os holofotes com Neymar no clube francês. Em vídeos publicados no canal oficial da OPAS no YouTube, bem como nas redes sociais do jogador, Cavani fala que a vacinação é “um ato de amor” e conclama a todas pessoas a fazerem o “golaço de suas vidas”. Em outro momento, dias antes de viajar para disputar a Copa, surpreendeu crianças em um posto de saúde de Montevidéu, encorajando os pequenos a vacinar e confortando aqueles que estavam assustados.

Reprodução Twitter

Dicas

Atualmente, há no estado a circulação de doenças, de forma endêmica, por picada de mosquitos: a dengue, chikungunya e febre amarela. Nesse caso, recomenda-se o uso de repelentes à base de icaridina, para proteção mais eficaz. Também deve haver atenção às enfermidades de transmissão respiratória, como influenza, coqueluche, caxumba e catapora. Além disso, faz-se o alerta para as infecções sexualmente transmissíveis como AIDS, sífilis e hepatite B, para as quais são indispensáveis o uso de preservativos como método preventivo. Além disso, deve-se ficar atento aos riscos de condições de precariedade higiênica para evitar contaminações por salmonela, shiguela, e.coli e outras enterobacterias.

O torneio

A Copa América de 2019, oficialmente CONMEBOL Copa América 2019, será a 46ª edição do principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol e disputada no Brasil, que recebe o evento pela 5ª vez na história da competição, ocorrerá entre os dias 14 de junho de 2019 e 7 de julho de 2019. As 10 seleções sul-americanas filiadas à Conmebol, somadas a Japão e Qatar, farão jogos nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

Até o momento, segundo os organizadores, foram comercializados mais de 350 mil ingressos. No ranking de países que mais compraram ingressos estão, além do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai, entre os 99 países em que foram registradas compra de entradas para os jogos.

Veja os jogos programados para Belo Horizonte:

Grupo A

22/6 – 16h – Bolívia x Venezuela – Mineirão/Belo Horizonte

Grupo B

19/6 – 21h30 – Argentina x Paraguai - Mineirão/Belo Horizonte

Grupo C

16/6 – 19h – Uruguai x Equador - Mineirão/Belo Horizonte

24/6 – 20h – Equador x Japão - Mineirão/Belo Horizonte

Semifinais

2/7 – 21h30 – V19 x V21 - Mineirão/Belo Horizonte

 

» Clique aqui e leia a matéria em espanhol

Por Ramon Santos