Vida Saudável

A Comunidade de Conhecimentos e Práticas em Promoção à Saúde de Minas Gerais é um acervo virtual de relatos e experiências e conhecimentos sobre promoção à saúde. O objetivo é dar visibilidade às ações que acontecem nos municípios do Estado, estimular uma reflexão sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas, e inspirar e auxiliar os profissionais de saúde no desenvolvimento de ações de promoção da saúde nos territórios.

As experiências que estiverem em consonância com os valores, princípios e estratégias da Política Estadual de Promoção da Sa[ide serão selecionados para publicação e exposição nos canais de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e poderão se utilizadas na elaboração de materiais técnicos.

Com isso, convidamos todos os municípios a registrarem as ações de promoção da saúde desenvolvidas por meio do formulário eletrônico disponível aqui.

Anexe fotos e/ou vídeos da ação desenvolvida e o Termo de Autorização para o Uso de Imagem.

É importante destacar que esse formulário não substitui o registro das atividades, quando possível, nos sistemas oficiais da Atenção Primária à Saúde.

Ressaltamos, que o termo deverá ser obrigatoriamente assinado pelo responsável da ação. Não é necessário o envio do termo com assinatura da população, que deve ser mantido arquivado no município. Para acesso ao Termo de Autorização do Uso de Imagem para o Município e o instrutivo para o preenchimento do formulário, clique aqui.

ACESSE AQUI O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM a ser anexado ao formulário eletrônico.

ACESSE AQUI O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM QUE DEVERÁ FICAR DE POSSE DO MUNICÍPIO. 

Ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos

. Manual de Boas Práticas de Promoção em Saúde - Atividade Física 

E-Book Ações de Promoção à Saúde 2020 | Especial Covid-19
Reconhecendo a importância do desenvolvimento pelos municípios de ações de promoção da saúde mesmo diante do cenário que estamos vivenciando de pandemia pelo COVID-19 que nos impôs a necessidade de isolamento social e a readaptação das ações que anteriormente eram desenvolvidas, a Diretoria de Promoção à Saúde, com grande satisfação, divulga o e-Book: Ações de Promoção da Saúde em tempos de pandemia pelo COVID-19. O referido e-book traz as experiências compartilhadas pelos municípios de ações de promoção da saúde que foram continuadas e readaptadas para a realidade no território. Clique aqui e saiba mais.

E-Book Ações de Promoção à Saúde 2021 

. E-Book Ações de Promoção à Saúde 2022

Instrutivo para preenchimento do formulário de Comunidade de Conhecimento e Práticas

Instrutivo para preenchimento do formulário de Educação Permanente da Promoção da Saúde

. 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Promoção da Saúde | Projeto Saúde em Rede
A Diretoria de Promoção à Saúde promoveu a 1ª Mostra com experiências exitosas em Promoção da Saúde no âmbito do Projeto Saúde em Rede. Objetivo foi divulgar e dar visibilidade as experiências bem-sucedidas de reorganização dos processos de trabalho e de definição da agenda estratégica para implementação da promoção da saúde, no âmbito do Projeto Saúde em Rede. Participaram os municípios que tiveram representantes no Curso Curto de Promoção da Saúde ou que fizeram parte da 1° Onda do Projeto Saúde em Rede, além da participação no edital, que estabeleceu critérios para seleção das experiências exitosas.

Acesse: Ebook | Vídeos