SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ (SGB)

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reconhece e ataca o sistema nervoso levando a lesão da bainha de mielina, estrutura de importância fundamental na integridade neuronal que recobre e protege os nervos periféricos garantindo a velocidade de transmissão nervosa. As causas principais são reações a infecções causadas por vírus e bactérias, assim como a cirurgias, vacinação, traumas, gravidez, linfomas, gastroenterite aguda e infecção das vias respiratórias altas. A maioria dos pacientes com SGB geralmente apresenta alguma doença aguda que precede em 1 a 3 semanas o início dos sinais e sintomas neurológicos. Reconhecidamente as infecções por Campilobacter jejuni, citomegalovírus, vírus Epstein Barr, e outras infecções virais, como hepatites virais tipos A, B e C, influenza e vírus da imunodeficiência humana (HIV) estão relacionadas à SGB. Recentemente, por ocasião das epidemias por arbovírus transmitidos pelo Aedes Aegypti vem se observando associação da SGB com a infecção previa pelos vírus da Dengue, Chikungunya e, especialmente, o Zika Vírus.

Uma publicação recente na revista inglesa The Lancet (Lancet. 2016 Feb 29. pii: S0140-6736(16)00562-6. doi: 10.1016/S0140-6736(16)00562-6.), veio reforçar essa provável associação. Os pesquisadores fizeram um estudo de caso do surto de Zika na Polinésia Francesa, entre outubro de 2013 e abril de 2014, mesmo período em que foi observado o aumento dos casos da SGB. No estudo identificaram que em 42 casos analisados de SGB, nesse período, em 100% se observou vestígios da recente presença de Zika Vírus. Portanto, com base nessas observações clínicas e epidemiológicas editamos essa Nota Técnica objetivando sinteticamente organizar o fluxo do manejo e tratamento de pessoas com diagnóstico da SGB no Estado de Minas Gerais. (Ministério da Saúde / PORTARIA 1171 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015).

No intuito de garantir às pessoas acometidas pela Síndrome de Guillain-Barré (SGB), acesso em tempo oportuno aos meios diagnósticos e terapêuticos disponíveis conforme suas necessidades e com base nos protocolos do Ministério da Saúde, alertamos sobre algumas medidas que decorrem da situação de emergência causada pelas viroses transmitidas pelo Aedes aegypti e aumento dos casos de SGB, bem como a organização dos serviços de atenção à saúde em situação de aumento dessa síndrome. 

BAIXE PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA "DIRETRIZES PARA A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE EM SITUAÇÃO DE AUMENTO DE CASOS DA SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ (SGB) NO ESTADO DE MINAS GERAIS (2.01 MB)"