A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta segunda-feira, 20/03, em Uberlândia, uma capacitação de atendimento ao paciente com suspeita de arboviroses urbanas como Dengue, Chikungunya e Zika.

Reunião Uberlândia - SES-MG com o apoio da OPAS / Foto de Lilian Cunha

A atualização, realizada com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em manejo clínico é importante para evitar o agravamento dos sintomas das doenças e até mesmo o risco de óbito.

Conforme dados divulgados no último Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, de 12/03, a região de Uberlândia já notificou 6.404 casos prováveis (casos notificados exceto dos descartados) de dengue, 03 óbitos confirmados e 06 em investigação. São 20 casos prováveis de chikungunya e 2 casos prováveis de zika. Esse cenário foi um dos motivos pelos quais a cidade foi escolhida para receber o treinamento,  bem como preparar para um possível aumento dos casos de chikungunya como está acontecendo em algumas regiões de Minas Gerais.

Participaram da capacitação, médicos e enfermeiros dos hospitais, unidades de saúde e serviços de urgência e emergência dos 18 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia. Na oportunidade, os secretários de saúde e equipes locais alinharam os fluxos de gestão, vigilância, assistência, uso dos recursos financeiros estaduais na execução das ações e comunicação/mobilização social.

A Superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Elice Eliane Nobre Ribeiro, destaca a importância da articulação das ações neste período de sazonalidade das arboviroses.

“Na região temos vários casos de dengue, casos que estão se complicando, como também alguns óbitos que estão sendo investigados. Capacitando o manejo clínico para atendimento desses pacientes e também conversando com os gestores como organizar uma rede de atenção que seja capaz de atender esses pacientes, na hora certa, no local certo e de maneira correta, estamos com o objetivo de minimizar o risco de óbito e também de complicações desses pacientes com dengue”, destacou Ribeiro.

Marcelo José Pires Ferreira, Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, reforça que a doença requer cuidados. “Caso a pessoa tenha dores musculares intensas, febre alta, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo, ela deve procurar uma unidade de saúde onde será orientada, e deverá também seguir rigorosamente os cuidados que a equipe de saúde lhe passar, pois essas doenças deixam sequelas e podem levar à morte”, informou Ferreira.

Rede de Atenção às Arboviroses

O município de Nova Ponte compartilhou com os participantes da capacitação como foi organizada a Rede de Atenção às Arboviroses, visando a redução de casos graves e consequentemente mortes pela dengue.

O coordenador da Atenção Primária, Zaqueu Mendonça, explicou como o trabalho foi estruturado.

“Acompanhamos de perto os pacientes, as notificações são feitas em tempo hábil e encaminhadas até a coordenação da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) fazem a comunicação com os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) da área e realizam a visita compartilhada. O ACS monitora o paciente entre o terceiro e o sexto dia, e a ACE monitora o território, o ambiente, verifica o que pode ser feito, se há necessidade de tratamento dos focos. Essas informações são compartilhadas e encaminhadas até o serviço de saúde de Atenção Básica para que proceda com mais detalhes com relação ao tratamento do paciente, caso ele necessite de maiores cuidados”, descreveu Mendonça.

Próxima capacitação e manejo clínico

A próxima ação estadual com o apoio da OPAS será em Divinópolis na próxima sexta-feira, dia 24.

A SES-MG também disponibiliza gratuitamente no ambiente AVA, uma capacitação sobre manejo clínico. Cliqueaqui para acessar.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Lilian Cunha