A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), por meio do setor de Educação Permanente em Saúde da SRS-BH, iniciou, em 2020, parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de organizar um curso para o desenvolvimento de referências técnicas em gestão da Educação Permanente em Saúde (EPS). O curso, ocorrido em 2021, implicou a Implementação ativa da EPS nos municípios.

“Desde então, a Educação Permanente em Saúde da SRS-BH tem dado suporte às referências técnicas municipais, estimulando um maior entendimento sobre EPS e a Implementação ativa da mesma nos municípios”, afirma a referência em Educação Permanente em Saúde da Regional BH, Márcia Rocha. Para Rocha, o resultado da parceria tem sido o despertar das equipes multiprofissionais de saúde. “Conseguimos, com o apoio da professora Kátia Campos da UFMG, promover maior troca de saberes, de conhecimentos, autoanálise do trabalho, percepção e diagnóstico da problematização, proporcionando atitudes e chances de remodelar as práticas, de acordo com as necessidades da população”. “Estamos programando uma capacitação em técnicas atualizadas em feridas e curativos, atendendo à demanda dos municípios. Necessidade percebida pelos mesmos após reflexão das práticas e necessidades”, anuncia a referência regional.

Referência municipal de Educação Permanente em Saúde do município de Lagoa Santa há 17 anos , Ana Beatriz Pereira, 57, destaca que, embora criada em 2011, a Educação Permanente Municipal passou por processo de reestruturação em 2017. “A lógica de organização da Educação Permanente em Saúde foi retomada com capacitações, treinamentos e organização de fluxos de trabalho e, concomitantemente, iniciou-se a construção de documentos normativos para sua consolidação da mesma como Política Municipal”. A pandemia de covid-19 afetou o processo que foi retomado em 2022. “No último ano, conseguimos organizar um setor específico, com sede própria e efetivos para desenvolver a gestão desse processo tão importante para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A sede, inaugurada em setembro de 2022, tem como público servidores da saúde, acadêmicos, conselheiros municipais e população escolar. O espaço fica na Rua da Bahia, 710, bairro Joá, em Lagoa Santa, e tem atendimento de segunda a sexta, com agendamento dos espaços disponíveis que atendem, no total, 55 pessoas. “Tudo teve início na parceria entre a Regional BH e a UFMG. Vemos a função da Educação Permanente em organizar e acompanhar os Planos de Educação Permanente, Planos de Educação Continuada, promover educação em saúde, popular bem como a promoção da saúde e o controle social, além da realização de parcerias com instituições de ensino e serviço”, destaca a referência municipal de Educação Permanente de Lagoa Santa, Ana Beatriz Pereira.

Por Leandro Heringer