A Regional de Saúde de Sete Lagoas (SRS-Sete Lagoas) realizou, na quinta-feira (16-03), uma capacitação com os nutricionistas da Atenção Primária à Saúde dos 35 municípios que atendem a população do território. O encontro teve como ponto principal a apresentação da estratégia nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, o (PROTEJA) aos profissionais. O programa une várias instituições federais, estaduais e municipais das áreas da saúde e educação com o objetivo de deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças.

Uma das iniciativas discutidas foi o projeto “sementinhas do amanhã” realizado pela secretaria de Saúde do município de Augusto de Lima em parceria com a Emater, que envolve as crianças das escolas na plantação de hortas coletivas na conscientização da alimentação saudável. “Nós envolvemos as escolas e os pequenos produtores da agricultura familiar da região para vender seus produtos livres de agrotóxico para as escolas gerando fonte de renda para eles e garantindo merenda saudável para as crianças”, contou Darlene Guimarães, referência em nutrição do município de Augusto de Lima.

Representantes dos municípios de Cachoeira da Prata, Inimutaba, Monjolos e Quartel Geral também apresentaram experiências exitosas no desenvolvimento das ações do PROTEJA. Posteriormente, a professora adjunta do Departamento de Nutrição da UFMG, Larissa Loures Mendes, apresentou a palestra: “Manejo da Obesidade Infantil no contexto da Atenção Primária à Saúde: uma abordagem baseada na intervenção intensiva baseada em múltiplos componentes”.

Créditos: Daiane Caires

Diante das trocas, a referência em nutrição do município de Sete Lagoas, Melissa Martins, também contou sobre uma ação do Programa Saúde na Escola envolvendo a promoção da alimentação adequada e saudável e a prática de atividade física. O município desenvolveu um trabalho conjunto com psicologia, assistência social, nutricionistas e educadores físicos. “Aconteceu essa semana e foi bem produtivo com o apoio de profissionais de psicologia, assistência social, nutricionistas e educadores físicos. A ação também envolveu os pais, os alunos e a direção da escola”, contou a nutricionista Sete Lagoas.

Para a referência da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Daiane Caires, a parceria entre a saúde e educação é importante para que seja possível gerar uma mudança de cultura em relação às crianças. “Nós sabemos da complexidade do enfrentamento ao avanço da obesidade infantil. É preciso sim realizar essas ações integradas, estimular escolhas acessíveis de alimentação saudável junto ao estímulo à prática de atividade física para que as crianças se movimentem”, ressaltou Caires.

Por Nayara Souza