Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Fotos: Adair Gomez

A campanha, nesse ano de 2020, se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, inclusive Minas Gerais, se vê acometido pela pandemia da COVID-19, que preconiza o isolamento social, dificultando ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.

Por esse motivo, a Hemominas busca o envolvimento de todos, visando não só a aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue em toda Minas Gerais para que o ato aconteça durante todo o ano.

Fotos: Adair Gomez

De acordo com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, apesar da epidemia pelo Novo Coronavirus, as unidades da Fundação, onde as coletas de sangue são realizadas, mantêm rígidas as medidas de segurança e seguem com rigor todos os critérios de prevenção à contaminação com a doença, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). As orientações preveem, sobretudo, o agendamento das doações, para evitar qualquer tipo de desconforto para os doadores. Ela ressalta que a Fundação mantém o atendimento da demanda no estado e que a necessidade de transfusão de sangue não diminuiu com a COVID-19. “Os pacientes com diversas patologias, em tratamento nos Centros de Hemoterapia, continuam com a mesma necessidade de transfusão para sobreviver. Assim como os acidentes de trânsito, de trabalho ou domésticos e a violência urbana permanecem acontecendo e, muitas vezes, resultam em cirurgias que também demandam transfusão de sangue”, disse.

Para a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, não só os recessos escolares e as temperaturas mais frias, mas feriados e dias chuvosos também causam queda nas doações. Diariamente, em diversos centros de hemoterapia e hospitais, há pessoas precisando de transfusão e é fundamental que o sangue esteja disponível no estoque, já testado e liberado para uso. “Não é preciso conhecer alguém que precisa de sangue para fazer a doação”, diz a gerente, lembrando ainda dos casos graves e urgentes, como cirurgias de alta complexidade como as cardíacas ou os transplantes e doenças degenerativas, como o câncer, entre outras, que não podem esperar por uma chamada específica à doação de sangue. “Mais do que nunca, esse é o momento de unirmos forças em prol da doação de sangue, para que tenhamos estoques em níveis adequados para atender às demandas da população”, completou.

Para doar sangue:

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, acesse o siteda Hemominas.

Agende sua doação:

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações online ou pelo MGapp.

As unidades da Hemominas são ambientes seguros - estar saudável é uma condição básica para ser um doador. Atenta às recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só são aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

Doe sangue! Doe vida!

Por Assessoria de Comunicação Social da Hemominas

Link da matéria original: http://hemominas.mg.gov.br/banco-de-noticias/3047-junho-vermelho-a-importancia-da-doacao-de-sangue-em-tempos-de-pandemia

Enviar para impressão