COMO OBTER UM MEDICAMENTO | DÚVIDAS FREQUENTES | COMO CHEGAR | CONTATO

O Programa Estadual de Assistência Farmacêutica fornece os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os mineiros. A Farmácia de Minas da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) é o local responsável pelo recebimento das solicitações e pela dispensação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) aos usuários residentes dos seguintes municípios:

Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Riberião das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Alguns municípios aderiram à Política de Descentralização do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (PDCEAF) e executam as etapas relacionadas à solicitação e dispensação de medicamentos diretamente em seus territórios. Na SRS-BH são eles: Caeté, Moeda, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Para cidadãos de outras cidades mineiras o atendimento é realizado na sua respectiva regional de saúde; clique aqui e saiba mais.

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Consulte abaixo a lista de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido:

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG, em saude.mg.gov.br/formulariosceaf.

Abertura de Processos na Farmácia de Minas de Belo Horizonte

A abertura de processo é etapa primordial para garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Essa primeira etapa deve ser realizada comparecendo à unidade UAI Praça Sete, à Avenida Amazonas, 478, Centro - Belo Horizonte. O atendimento é realizado das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados), de 7h às 19h.

O usuário deverá agendar o dia e horário para o seu atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, para entregar os documentos devidamente preenchidos. O prazo para deferimento é de até 45 dias úteis. Assim que a solicitação for deferida, o usuário deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de Belo Horizonte.

Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, os usuários podem acompanhar todo o processo e informações sobre a disponibilidade do medicamento pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

Atendimento na Farmácia de Minas de Belo Horizonte

O atendimento da Farmácia de Minas de Belo Horizonte é realizado de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados), das 7h às 19h, agendado e organizado por distribuição de senhas. Procure se organizar para chegar à Farmácia 15 minutos antes do seu horário marcado. Se houver alguma eventualidade e você se atrasar, a tolerância será de 15 minutos. Os usuários que cumprirem o agendamento serão atendidos prioritariamente, reduzindo o tempo de espera e otimizando o atendimento.

Agendamento na Farmácia de Minas de Belo Horizonte

Usuários novos: acompanhe a situação do seu pedido e, assim que processo for DEFERIDO e o medicamento estiver DISPONÍVEL, realize o agendamento para sua primeira retirada de medicamento via Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

Usuários que já são atendidos: o agendamento para retorno à Farmácia fica registrado no seu Recibo de Dispensação de Medicamentos. Caso ocorra algum imprevisto, você pode realizar o reagendamento do dia e horário.

ATENÇÃO! Mesmo estando agendado, antes de comparecer à Farmácia de Minas de Belo Horizonte, verifique a disponibilidade do seu medicamento pelo aplicativo MGApp, pelo Portal Cidadão MG ou LigMinas 155 – opção 2.

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Posso escolher onde abrir meu processo de solicitação de medicamentos?

Não. A abertura de processo é etapa primordial para garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). A partir de 08/05/2023 essa etapa passará a ser realizada somente na UAI Praça Sete, com agendamento prévio. Assim, todo beneficiário ou seu representante deverá comparecer à referida UAI portando a relação completa de documentos necessários para obter seu medicamento. Para as pessoas que já retiram os medicamentos na Farmácia de Minas, renovação, inclusão ou troca de tratamento dos processos já deferidos continuam sendo na Farmácia de Minas de Belo Horizonte (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2777, no bairro Carlos Prates).

Não posso comparecer presencialmente para realizar a solicitação, outra pessoa pode fazê-la por mim?

A solicitação deve ser realizada preferencialmente pelo próprio paciente, no entanto, em caso de impossibilidade, um representante devidamente autorizado com procuração particular poderá fazê-lo. A procuração deve estar acompanhada de documento com foto do representante, além dos demais documentos relacionados no checklist. Para pacientes menores de 18 anos, a solicitação deve ser realizada por um dos seus representantes legais. Para pacientes incapazes, a solicitação poderá ser feita por seu curador ou pelo representante indicado pelo médico no LME.

Minha solicitação foi deferida e agora?

Sempre confira a disponibilidade do medicamento solicitado em estoque antes de ir retirá-lo. Essa informação está disponível pelo aplicativo MgApp, Portal Cidadão MG ou LigMinas 155. Em caso de visualização do status do abastecimento como "DISPONÍVEL", agende seu atendimento para Primeira Retirada de Medicamento para que seja realizada a sua primeira dispensação. Atenção às orientações relacionadas ao armazenamento, da necessidade de apresentação de nova receita ou outra documentação para a retirada do medicamento; elas são sempre repassadas ao receber o comprovante de entrega da documentação de solicitação.

Recebi meu medicamento pela primeira vez. Como serão os próximos atendimentos?

Ao final do primeiro atendimento, o paciente já sai com a data e hora agendadas para a próxima retirada de medicamento. Você receberá o medicamento em quantidade suficiente para realizar seu tratamento de forma adequada até a data agendada. Não se esqueça, compareça sempre no horário e dia agendados. Caso ocorra algum imprevisto que o impeça de ir à farmácia no dia e horário impressos no recibo, você pode realizar o Reagendamento do dia e horário.

Apenas o paciente pode retirar o medicamento?

Não. O paciente poderá designar até 5 representantes para a retirada do medicamento na unidade, preenchendo a Declaração Autorizadora, junto à uma cópia de seu comprovante de endereço e seu documento de identidade com foto, bem como a cópia do documento de identidade do representante autorizado.

Como fazer reclamação, denúncia, sugestão ou elogio?

Para reclamação, sugestão ou elogio acesse o Fale Conosco e selecione o assunto "Medicamentos/Farmácia de Minas". Para realizar uma denúncia, entre em contato com a Ouvidoria Geral do SUS no telefone 136, fale com a Bel (atendente virtual) pelo Whatsapp (31) 3915-2022 ou registre a sua manifestação neste link. Você também pode avaliar a Farmácia de Minas no Google.

 

Abertura de processos

A UAI Praça Sete está localizada na Av. Amazonas, 478 - Centro, Belo Horizonte – MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.

Retirada do medicamento

A Farmácia de Minas está localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, Nº 2777, Carlos Prates, Belo Horizonte-MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.

Para chegar à Farmácia de Minas é muito fácil. Há opções de transporte em todas as regiões da cidade de Belo Horizonte.

  • Metrô - Estação Carlos Prates. Saída pelo lado da passarela para chegar até a Unidade Integrada de Saúde: Farmácia de Minas, Farmácia Judicial, Rede de Frio e Almoxarifado.
  • Ônibus - Na região central de Belo Horizonte, é possível pegar as linhas 2130 (Jardim Laguna) e 2150 (Novo Céu), próximo ao Mercado Central.
  • Ônibus - Na região de Venda Nova e Pampulha, as linhas do MOVE 64 (Estação Venda Nova) e 67 (Estação Vilarinho) dão acesso próximo ao local.
  • Ônibus - Na região do Barreiro, utilize a linha 34 (Estação Barreiro). (suspensa temporariamente)

Ligminas Farmácia de Minas - Telefone: 155 – opção 2